O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (2), dois avisos meteorológicos que afetam diversas cidades do Piauí. Os alertas são válidos das 0h às 23h59 e alertam para a possibilidade de tempestade e chuvas intensas, com alto risco de alagamentos, ventos fortes e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Alertas meteorológicos e suas implicações
De acordo com a previsão, a maioria das cidades afetadas está localizada na região Sudoeste do estado e, por isso, deve redobrar a atenção. As chuvas podem trazer prejuízos significativos, com a possibilidade de alagamentos e outras consequências indesejadas.
Os municípios que enfrentam os dois alertas, de tempestade e chuvas intensas, incluem:
- Alvorada do Gurguéia
- Anísio de Abreu
- Avelino Lopes
- Baixa Grande do Ribeiro
- Barreiras do Piauí
- Bom Jesus
- Bonfim do Piauí
- Canto do Buriti
- Caracol
- Corrente
- Cristalândia do Piauí
- Cristino Castro
- Curimatá
- Currais
- Fartura do Piauí
- Gilbués
- Guaribas
- Júlio Borges
- Jurema
- Manoel Emídio
- Monte Alegre do Piauí
- Morro Cabeça no Tempo
- Palmeira do Piauí
- Parnaguá
- Redenção do Gurguéia
- Riacho Frio
- Ribeiro Gonçalves
- Santa Filomena
- Santa Luz
- São Braz do Piauí
- São Gonçalo do Gurguéia
- São Raimundo Nonato
- Sebastião Barros
- Sebastião Leal
- Tamboril do Piauí
- Uruçuí
- Várzea Branca
Essas localidades podem esperar chuvas que variam entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia, com ventos podendo alcançar até 100 km/h e a possibilidade de granizo. Além disso, as consequências de tais condições climáticas podem incluir alagamentos, queda de árvores e danos a plantações.
Municípios em alerta de chuvas intensas
Outras cidades do Piauí que estão apenas sob o alerta de chuvas intensas enfrentam um risco um pouco menor, mas ainda preocupante. Essas localidades podem registrar chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros no total do dia, com ventos de 40 a 60 km/h. O risco de alagamentos, descargas elétricas e quedas de galhos existe e, portanto, a população ainda deve se manter em alerta.
As cidades afetadas por esse alerta são:
- Bertolínia
- Brejo do Piauí
- Colônia do Gurguéia
- Dirceu Arcoverde
- Eliseu Martins
- Pavussu
- São Lourenço do Piauí
- Orientações
Orientações do Inmet e precauções necessárias
Diante das rajadas de vento e outras condições climáticas adversas, o Inmet recomenda que a população tome alguns cuidados. É importante evitar abrigar-se debaixo de árvores, uma vez que essas podem cair ou causar descargas elétricas. Além disso, é aconselhável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, que também podem apresentar risco.
O Inmet orienta que, sempre que possível, os moradores desliguem aparelhos elétricos e evitem utilizar equipamentos conectados na tomada. Em casos de emergência, a população tem à disposição os serviços da Defesa Civil, através do telefone 199, e do Corpo de Bombeiros no 193.
Impactos nas áreas urbanas
Após chuvas intensas, os registros de árvores que caem sobre a rede elétrica são comuns e podem provocar falhas no fornecimento de energia, como relatado na capital Teresina. Este é um alerta para que motoristas e pedestres redobrem a atenção ao transitarem pelas ruas e estradas da região durante o evento climático.
Os cuidados são essenciais para garantir a segurança de todos durante estes períodos de inclemente meteorológica. É necessário que a população esteja bem informada e adotando as devidas precauções para minimizar riscos e danos materiais.
Para mais informações sobre as condições climáticas e orientações de segurança, consulte a página do Inmet ou acesso [a matéria original completa](https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2026/01/02/chuvas-fortes-e-granizo-cidades-do-piaui-estao-sob-alertas-do-inmet-veja-a-previsao.ghtml) no g1 Piauí.

