Brasil, 30 de dezembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Nomeação do Pe. Milton Zonta como bispo coadjutor em Criciúma

No dia 30 de dezembro de 2025, o Papa Francisco anunciou a nomeação do Rev. Pe. Milton Zonta, S.D.S., como bispo coadjutor da Diocese de Criciúma, localizada em Santa Catarina. Essa decisão destaca a trajetória de dedicação e serviço do novo bispo, que tem contribuído significativamente para a Igreja no Brasil.

A trajetória do bispo coadjutor

Dom Milton Zonta nasceu em 2 de junho de 1960, em Videira, na Diocese de Caçador, em Santa Catarina. Ao longo de seus anos de formação, ele se destacou em estudos de Filosofia na Universidade Salesiana, em Lorena, SP, e em Teologia no Instituto Teológico de São Paulo (ITESP). Além disso, teve uma especialização em Pastoral da Juventude em Porto Alegre e em Metodologia de Planejamento Pastoral na Pontifícia Universidade Javeriana, na Colômbia.

Após fazer sua profissão religiosa na Sociedade do Divino Salvador em 1986, Pe. Milton foi ordenado sacerdote em 17 de janeiro de 1987. Desde então, ele tem ocupado diversas funções tanto em nível local quanto em âmbito nacional e internacional, refletindo seu compromisso com a missão da Igreja.

Funções exercidas ao longo do ministério

Durante quase quatro décadas de ministério, Dom Milton assumiu papéis relevantes que mostraram seu caráter dedicativo e missionário. Ele atuou como vigário paroquial da Imaculada Conceição em Videira em diferentes períodos, e também foi promotor vocacional provincial entre 1991 e 1994. Entre 1995 e 2004, ele foi missionário na Diocese de Brejo, no Maranhão, e posteriormente tornou-se superior provincial da ordem.

Seu trabalho em Roma como conselheiro geral (2007-2012) e superior geral (2012-2024) da Sociedade do Divino Salvador destaca sua liderança e empenho em dirigir os caminhos da comunidade religiosa em um cenário global. Atualmente, ele continua a ser vigário paroquial em Videira-SC, onde tem sido uma presença constante e orientadora para seus paroquianos.

Mensagen de apoio da CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestou seu apoio e alegria com a nomeação de Dom Milton, destacando seu testemunho de fé e a sólida formação teológica que ele traz para o ministério episcopal. A presidência da CNBB expressou em uma carta: “Reconhece e valoriza o testemunho de fé, a sólida formação teológica e a ampla experiência pastoral e missionária que o senhor oferece ao ministério episcopal, marcado pelo serviço generoso, pela comunhão e pela dedicação incansável à evangelização.”

Os líderes da CNBB, como o presidente Dom Jaime Cardeal Spengler, expressaram confiança na ação do Espírito Santo e desejam a Dom Milton um ministério fecundo e abençoado. A carta menciona ainda a importância de que seu serviço fortaleça a esperança e edifique o povo de Deus que lhe foi confiado.

A expectativa para o novo episcopado

A nomeação de Dom Milton Zonta como bispo coadjutor de Criciúma é um reflexo do profundo comprometimento da Igreja com o desenvolvimento espiritual e pastoral das comunidades. Com sua vasta experiência e seu estilo de liderança acessível, espera-se que ele traga uma nova perspectiva e mantenha viva a chama da evangelização em um mundo em constante mudança.

A Diocese de Criciúma e toda a comunidade católica aguardam com expectativa a contribuição de Dom Milton, certos de que sua orientação e sabedoria serão fundamentais para a continuidade do crescimento espiritual e da missão da Igreja na região.

À medida que Dom Milton assume esse novo desafio, as orações e o apoio de todos serão cruciais para seu sucesso no episcopado, e a expectativa é de que ele continue a servir com o mesmo amor e dedicação que marcaram sua trajetória até aqui.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes