Brasil, 29 de dezembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Eturb anuncia nova empresa de coleta de lixo nas zonas Sul e Sudeste de Teresina

A Diretoria da Entidade Autárquica Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb) anunciou, na manhã desta segunda-feira (29), durante reunião com representantes da empresa que irá atuar nas zonas Sudeste e Sul de Teresina em substituição à Íbero Lusitana. A medida foi adotada após a constatação da incapacidade da empresa em manter a regularidade da coleta de lixo nessas regiões da capital, mesmo após sucessivas notificações e multas aplicadas pela autarquia.

De acordo com a Eturb, três empresas atuarão de forma conjunta: Via Ambiental, Íbero e Vox. A Vox, que já atua nos serviços de capina urbana e possui experiência em 10 cidades entre o Piauí e o Maranhão, será a responsável definitiva pela coleta domiciliar, assumindo integralmente o serviço após o período de transição. Ao todo, 11 veículos já chegaram para reforçar a operação, e os dias de coleta nos bairros das zonas Sul e Sudeste serão mantidos sem alterações.

A coordenadora de Limpeza Pública da Entidade, Michelly Noleto, informou que a autarquia vem intensificando as ações para restabelecer a normalidade do serviço.

“Estamos realizando uma força-tarefa para devolver à população uma cidade mais limpa. Nossa preocupação é reduzir os transtornos causados pelas falhas anteriores e garantir que a coleta volte a funcionar de forma eficiente. A expectativa com a chegada da nova empresa é muito positiva”, afirmou.

O diretor-presidente da Eturb, Vicente Moreira Filho, lamentou a situação envolvendo a Íbero Lusitana e explicou que a decisão pela ruptura contratual foi inevitável.

“É lamentável que mais uma empresa contratada pelo município não tenha executado o serviço corretamente, mesmo com os pagamentos realizados em dia. A Íbero Lusitana foi multada diversas vezes e, diante da persistência das irregularidades em vários bairros da capital, decidimos pelo rompimento do contrato”, destacou.

A nova empresa contratada inicia nesta terça-feira (30), enquanto a Eturb seguirá monitorando de perto os trabalhos até a completa regularização do serviço. A autarquia também informou que há a intenção de aproveitar os trabalhadores da Íbero Lusitana na nova operação, garantindo a continuidade dos empregos e a melhoria do serviço prestado à população.

Participaram do encontro, a coordenadora de Limpeza Pública da Eturb, Michelly Noleto; o supervisor de limpeza Robespierre Leite e representantes da nova empresa. Durante a reunião, foram definidas ações emergenciais para garantir a normalização da coleta e reduzir os transtornos à população. Como parte da força-tarefa, a empresa Via Ambiental, que já atua nas regiões Centro, Norte e Leste — onde não há registros de falhas —, foi acionada para atuar temporariamente nas zonas Sul e Sudeste.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes