Brasil, 27 de dezembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Correios lançam plano para recuperar qualidade e fortalecer relacionamento com clientes estratégicos

Os Correios iniciaram um exclusivo plano de recuperação da qualidade dos serviços de entrega, após um ano marcado por queda no índice de entregas no prazo, que atualmente está abaixo de 70%, contra a meta de 96%. A iniciativa faz parte da estratégia de reestruturação da estatal, priorizando também o reforço no relacionamento com clientes estratégicos.

Recuperação do padrão de entregas e eficiência operacional

Dados do setor mostram que o índice de entregas no prazo desabou neste ano, em decorrência de dívidas com fornecedores e da greve recente dos funcionários. O plano, aprovado após a obtenção de um empréstimo de R$ 12 bilhões junto a cinco bancos, será parcialmente financiado com a liberação de R$ 10 bilhões até a próxima terça-feira.

De acordo com documento obtido por O Globo, a estratégia para elevar a qualidade do serviço é composta por dois eixos essenciais. O primeiro visa à retomada de atributos essenciais, como prazos competitivos, previsibilidade e eficiência logística, recuperando a posição de destaque do Correios em relação à qualidade.

Foco em regiões de maior impacto e uso inteligente dos modais

Para isso, a empresa pretende concentrar esforços em regiões e trechos que geram maior receita, adotando prazos mais competitivos quando houver retorno financeiro. Além disso, a operação incluirá uma revisão do uso dos modais de transporte, reduzindo redundâncias na malha e otimizando trechos subutilizados, aumentando a eficiência logístic a.

Fortalecimento do relacionamento com clientes estratégicos

O segundo eixo do plano visa estabelecer um modelo de excelência na relação com clientes estratégicos, oferecendo um serviço personalizado e soluções que garantam maior confiabilidade. A estratégia inclui operações dedicadas, voltadas especialmente às contas mais relevantes na geração de receita da estatal.

“Juntos, os dois eixos compõem uma estratégia integrada para elevar o desempenho operacional e fortalecer o vínculo com os segmentos mais relevantes do mercado”, afirma o documento oficial do Correios.

Grupo de trabalho e ações imediatas

Para operacionalizar as mudanças, a companhia criou um grupo de trabalho formado por funcionários de diferentes áreas, com duração prevista até 30 de janeiro. Ao final, será apresentado um relatório com recomendações e metas concretas, incluindo ações como levantamento de prazos praticados pelos concorrentes, definição de nova malha de transporte e priorização de clientes.

Entre as ações, também estão a identificação da demanda dos clientes prioritários, o desenvolvimento de uma arquitetura de relacionamento e a elaboração de uma proposta orçamentária. Essas iniciativas visam garantir uma recuperação rápida e sustentável do padrão de qualidade dos serviços.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes