Tempestades severas atingem as costas dos Estados Unidos e o alto Meio-Oeste, complicando os planos de viagem durante um dos períodos mais movimentados do ano. Milhares de americanos estão enfrentando dificuldades para retornar para casa após as festividades de fim de ano.
Cancellations and Disruptions
Mais de 1.600 voos foram cancelados em todo o território americano até a tarde de sexta-feira, conforme relatado pelo site FlightAware. A JetBlue Airways foi a companhia mais afetada, com mais de 200 cancelamentos. A Delta Air Lines também registrou uma quantidade significativa de voos suspensos.
Os três principais aeroportos da cidade de Nova York — LaGuardia, JFK e Newark — foram os mais impactados, com previsões de até 23 centímetros de neve na região. Aeroportos de Detroit, Filadélfia e Boston também enfrentaram cancelamentos e atrasos. Enquanto isso, a Califórnia lida com chuvas intensas, deslizamentos de terra e inundações, levando a fechamentos de estradas, ao passo que a região dos Grandes Lagos enfrenta acúmulo de gelo.
Impacto das Tempestades no Tráfego
O momento é especialmente crítico, já que um número recorde de americanos era aguardado nas estradas durante o período de festas. A American Automobile Association (AAA) previu que 109,5 milhões de pessoas viajariam por terra ao invés de por via aérea, um aumento de 2% em comparação ao ano passado. Apenas 8 milhões iriam voar.
A JetBlue afirmou em comunicado que cancelou cerca de 350 voos entre sexta e sábado, principalmente no Nordeste, e que estão trabalhando para ajudar os clientes afetados a reagendarem suas passagens. A United Airlines também anunciou que implementou uma “isenção de condições climáticas” para oferecer a máxima flexibilidade aos clientes e diminuiu sua programação para minimizar as interrupções causadas pela tempestade.
La Niña e suas consequências
As condições climáticas extremas podem ser atribuídas ao retorno do fenômeno La Niña, que é caracterizado pelo resfriamento das águas do Pacífico e pode provocar desastres e alterações econômicas em todo o mundo. Matt Rogers, presidente do Commodity Weather Group, destacou a volatilidade dos invernos sob La Niña, referindo-se à dificuldade que os modelos de previsão têm em acompanhar as várias mudanças nas condições climáticas.
“Os invernos de La Niña são notórios por sua volatilidade, e estamos certamente enfrentando uma boa parcela disso nesta temporada de festas”, comentou Rogers.
Advertências e Preparações
Na cidade de Nova York, houve uma recomendação para que os cidadãos evitassem viagens na sexta-feira à noite e no sábado, já que as temperaturas baixas limitam a derretimento da neve, aumentando o risco de condições perigosas nas estradas. A Pensilvânia emitiu avisos quanto a possíveis quedas de energia devido ao severo clima de inverno. Na Califórnia, as chuvas e os danos causaram fechado de diversas vias, especialmente na área de Los Angeles.
Os preços da eletricidade também começaram a subir devido à demanda crescente durante o frio, com preços de ponta em Nova York chegando a cerca de $127 por megawatt-hora, uma elevação em relação aos $32 do dia anterior. Além disso, os contratos futuros de gás natural nos Estados Unidos aumentaram em torno de 3% na sexta-feira.
Previsões para as Próximas Horas
O National Weather Service emitiu um aviso de tempestade de inverno para a cidade de Nova York e regiões adjacentes, prevendo de 15 a 23 centímetros de neve. Essa advertência abrange partes do nordeste de Nova Jersey, Vale do Hudson e Long Island. O estado de Nova Jersey declarou estado de emergência e instituiu restrições em algumas rodovias.
No Meio-Oeste, uma combinação de chuva congelante, granizo e neve deve complicar as condições de viagem até sábado pela manhã. Várias áreas podem enfrentar “condições perigosas” na véspera do Ano Novo.


