Brasil, 27 de dezembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Estado de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro é atualizado

Na noite desta sexta-feira (26/12), o Hospital DF Star divulgou novas informações sobre o estado de saúde do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). Internado em cuidados pós-operatórios após uma cirurgia para correção de hérnia inguinal bilateral, Bolsonaro vem se recuperando com acompanhamento médico rigoroso.

Atualização do estado de saúde

A equipe médica que cuida de Bolsonaro confirmou que ele começou a reabilitação com fisioterapia. Além disso, foram feitos ajustes na analgesia, e ele se mantém sob cuidados farmacológicos para prevenção de trombose. A equipe também está monitorando a medicação para reduzir soluços e o refluxo gastroesofágico. De acordo com o boletim médico, não estão previstos novos exames ou procedimentos para esta sexta-feira, e o ex-presidente continua em observação clínica.

Motivo da cirurgia

A cirurgia ocorreu após um laudo pericial da Polícia Federal (PF) indicar que Bolsonaro apresenta hérnia inguinal bilateral, uma condição que requer correção cirúrgica eletiva. Essa situação se dá quando uma parte do intestino ou outro tecido interno se projeta por uma área enfraquecida da musculatura abdominal, podendo causar dor e desconforto significativo.

O procedimento, que foi considerado bem-sucedido, foi realizado sob anestesia geral e envolveu a colocação de uma tela sintética que reforça a parede abdominal, prevenindo o surgimento de novas hérnias.

Internação e segurança no hospital

Bolsonaro foi admitido no Hospital DF Star na manhã de quarta-feira (24/12), cercado por um forte esquema de segurança. Esta é a primeira ocasião em que o ex-presidente deixa a Superintendência da Polícia Federal desde sua prisão em 22 de novembro.

No hospital, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o quarto onde Bolsonaro está internado é monitorado constantemente por dois agentes da Polícia Federal, que estão presentes 24 horas por dia. A segurança da unidade hospitalar é reforçada por equipes internas e externas.

Próximos passos e cuidados

O boletim médico mais recente reiterou que Bolsonaro segue recebendo cuidados pós-operatórios com monitoramento contínuo. A equipe de médicos planeja reavaliar a necessidade de um eventual procedimento para controlar os soluços nos próximos dias. O acompanhamento clínico permanecerá intensivo enquanto ele se recupera.

A população continua atenta às atualizações sobre a saúde do ex-presidente, cuja recuperação é acompanhada de perto, dada a sua importância na política brasileira e o contexto atual em que a segurança e o bem-estar do ex-mandatário são discutidos constantemente.

Para mais informações sobre o estado de saúde de Jair Bolsonaro, você pode acessar o boletim completo.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes