Uma poderosa tempestade que atingiu a Califórnia nesta semana trouxe ventos intensos, chuvas e até mesmo neve, e embora as condições estejam melhorando na sexta-feira, os riscos de ondas fortes ao longo da costa, inundações repentinas perto de Los Angeles e deslizamentos de terra na Sierra Nevada permanecem elevados.
Impactos graves e situações críticas
Na região da Baía de São Francisco, as ondas podem atingir até 7,5 metros nesta sexta-feira. Além disso, partes do sul da Califórnia estão em alerta de inundação, enquanto deslizamentos de terra são uma preocupação real na área em torno do Lago Tahoe. As autoridades alertaram os residentes da cidade montanhosa de Wrightwood, cerca de 130 quilômetros ao nordeste de Los Angeles, sobre a possibilidade de evacuação devido a deslizamentos de terra.
Rios atmosféricos estão transportando enormes volumes de umidade dos trópicos, afetando uma das semanas mais movimentadas de viagem do ano. As tempestades já foram responsáveis por pelo menos duas mortes. Um relatório recente da Find Energy indica que cerca de 70 mil residências e empresas ficaram sem energia durante a noite.
O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) informou que esta temporada de Natal foi a mais chuvosa em 54 anos para o centro de Los Angeles. Em Wrightwood, as estradas estavam cobertas de rochas, detritos e lama grossa na quinta-feira. Com a energia elétrica fora, um posto de gasolina e uma cafeteria que operavam com geradores serviram como pontos de apoio para residentes e visitantes.
Preparação para mais chuvas
Com mais chuvas no caminho, mais de 150 bombeiros foram destacados na área, segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiros do Condado de San Bernardino, Shawn Millerick. “Estamos prontos”, afirmou. “É hora de todos se mobilizarem neste momento.”
Um homem de San Diego perdeu a vida na quarta-feira após a queda de uma árvore, enquanto que na região de Sacramento, um delegado do xerife morreu em um acidente que aparenta estar relacionado ao mau tempo.
As áreas costeiras, incluindo Malibu, foram colocadas em alerta de inundação até a tarde de sexta-feira, e avisos de vento e inundação foram emitidos para grande parte do Vale de Sacramento e da Baía de São Francisco.
Durante essa época do ano, o sul da Califórnia normalmente registra entre 1,3 cm e 2,5 cm de chuva, mas nesta semana, muitos locais podem ver entre 10 a 20 cm, com até mais nos montes, conforme afirma o meteorologista Mike Wofford, do NWS.
Mais ventos e neve forte são esperados na Sierra Nevada, onde as rajadas criaram “condições de quase branquidade” e tornaram as viagens por passagens montanhosas perigosas.
O governador Gavin Newsom declarou estado de emergência em seis condados para permitir assistência estadual. O estado mobilizou recursos e primeiros socorros para vários condados costeiros e do sul da Califórnia, com a Guarda Nacional da Califórnia em estado de alerta.




