Na noite da última quinta-feira, o médico do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Cláudio Birolini, informou que o político está em boa condição após uma cirurgia realizada pela manhã. A intervenção foi necessária para a correção de uma hérnia e, de acordo com Birolini, Bolsonaro estava lúcido e assistindo à final da Copa do Mundo de 1998, entre Brasil e França, enquanto se recupera no quarto do hospital DF Star, em Brasília.
Recuperação pós-cirúrgica
Bolsonaro segue internado no hospital DF Star e a cirurgia transcorreu sem intercorrências. O ex-presidente ainda não tem previsão de alta e passará por avaliações diárias nos próximos dias. Segundo Birolini, é possível que ele inicie sessões de fisioterapia na sexta-feira (26/12) para ajudar em sua recuperação.
Recordando a final de 1998
A final da Copa do Mundo de 1998, que Bolsonaro estava assistindo, ocorreu no Stade de France, em Saint-Denis. Naquela ocasião, o Brasil enfrentou a França e acabou derrotado por 3 a 0, terminando o torneio como vice-campeão. Esta nostalgia esportiva parece ter trazido um conforto ao ex-presidente em um momento delicado de sua vida.
Possível novo procedimento
Depois da cirurgia para a hérnia, Cláudio Birolini já mencionou que Bolsonaro pode precisar passar por um novo procedimento para tratar uma crise de soluços que o tem incomodado. Esta nova intervenção está prevista para ser avaliada no dia 29 de dezembro, e o médico pretende acompanhar de perto a evolução do paciente.
Sobre a cirurgia
A cirurgia de Bolsonaro teve início por volta das 9h40 e durou aproximadamente três horas. O ex-presidente passou pela operação com a autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele deixou a Superintendência da Polícia Federal (PF), onde cumpre uma pena de 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe de Estado e outros crimes, sob escolta e foi levado ao hospital.
Mensagens de apoio
Após a cirurgia, Carlos Bolsonaro, um dos filhos do ex-presidente, compartilhou uma foto dele e fez um desabafo. Nas redes sociais, ele expressou gratidão pelo apoio que sua família tem recebido e pediu orações pela recuperação de Jair. Os apoiadores e opositores também têm acompanhado a saúde de Bolsonaro de perto, mostrando como a figura do ex-presidente ainda gera reações intensas na sociedade brasileira.
Expectativa pela alta médica
Com a recuperação a caminho, o foco agora é na saúde de Jair Bolsonaro e em garantir que ele tenha o suporte necessário para uma recuperação total. A previsão é que ele permaneça internado pelo menos até segunda-feira (29/12), quando novas avaliações serão realizadas. O médico responsável tem mantido a expectativa positiva em relação à recuperação do ex-presidente, um aspecto que certamente será acompanhado de perto por seus fãs e críticos.
Enquanto espera por um novo boletim médico, resta a torcida tanto por parte dos adeptos da política à vida do ex-presidente, quanto pela saudade das lembranças da Copa de 98, que ainda ressoam na memória de muitos brasileiros.

