Brasil, 25 de dezembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Jair Bolsonaro será reavaliado para novo procedimento médico

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será reavaliado na próxima segunda-feira (29 de dezembro) para determinar a necessidade de um novo procedimento para tratar crises persistentes de soluço, segundo informações da equipe médica. Neste período, ele continuará internado no Hospital DF Star, em Brasília, onde está recebendo cuidados pós-operatórios após uma recente cirurgia.

Na manhã de quinta-feira (25 de dezembro), Bolsonaro passou por uma cirurgia de correção de hérnia inguinal bilateral, procedimento que foi realizado com sucesso e sem intercorrências. Os médicos, após a cirurgia, avaliaram a possibilidade de um bloqueio anestésico do nervo frênico, uma técnica que pode ser eficaz contra crises de soluço. No entanto, a equipe médica optou por monitorar a condição do ex-presidente inicialmente, ajustando a dieta e acompanhando a evolução de sua saúde.

Detalhes sobre a cirurgia de correção de hérnia

O cirurgião Cláudio Birolini esclareceu, em coletiva de imprensa, como se deu a cirurgia. O procedimento teve início por volta das 9h40 e durou cerca de três horas, com Bolsonaro acordando por volta das 14h, já se recuperando em seu quarto no hospital. Durante o pós-operatório, os cuidados focarão não apenas na alimentação, mas também na analgesia, fisioterapia e profilaxia para evitar tromboembolismo.

  • A hérnia inguinal foi corrigida e foi implantado um reforço de polipropileno na parede abdominal do ex-presidente.
  • Um dia antes da cirurgia, Bolsonaro havia sido liberado da Superintendência da Polícia Federal, onde cumpria pena após ter sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros crimes.
  • Na próxima segunda-feira, a equipe médica irá avaliar se Bolsonaro deve ser submetido a um novo procedimento para amenizar os soluços.

Expectativas e declarações de Flávio Bolsonaro

Enquanto seu pai passava pelo procedimento cirúrgico, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) se posicionou à frente do hospital e leu uma carta escrita por Jair Bolsonaro. No documento, o ex-presidente reafirma sua confiança em Flávio como pré-candidato à Presidência da República nas eleições de 2026.

“Ao longo da minha vida tenho enfrentado duras batalhas, pagando um preço alto, com minha saúde e família, para defender aquilo que acredito ser o melhor para o nosso Brasil”, escreveu Bolsonaro na carta. “Diante desse cenário de injustiça, e com o compromisso de não permitir que a vontade popular seja silenciada, tomo a decisão de indicar o Flávio Bolsonaro como pré-candidato à Presidência da República em 2026”, completou.

Ele acrescentou que entrega o que considera mais importante como pai, incentivando Flávio a manter viva a chama do patriotismo e da representatividade: “Tenho fé em uma decisão consciente, legítima e amparada no desejo de preservar a representatividade daqueles que confiaram em mim”.

Esse momento de reavaliação na saúde de Bolsonaro não só levanta questões sobre seu estado físico e emocional, mas também sobre o futuro político de sua família e seu legado. Resta agora aguardar o resultado dos exames e a decisão da equipe médica na próxima semana, que determinará os próximos passos no tratamento do ex-presidente.

A decisão sobre o novo procedimento pode influenciar não somente a saúde de Bolsonaro, mas também o cenário político brasileiro, considerando a manobra política de Flávio como pré-candidato que, segundo o ex-presidente, é uma forma de manter viva sua luta política e a voz de seus apoiadores.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes