Brasil, 25 de dezembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Papa Leo XIV: Jesus traz luz ao mundo e acolhimento ao próximo

Durante a Missa do Galo celebrada na Basílica de São Pedro, nesta noite de 24 de dezembro de 2025, o Papa Leo XIV afirmou que o nascimento de Cristo representa esperança e luz para o mundo, especialmente onde há ausência de acolhimento.

Homilia reforça o significado do Natal como luz na escuridão

Em sua homilia na basílica cheia, com cerca de 6 mil pessoas, o pontífice destacou que “para iluminar nossa cegueira, o Senhor escolheu revelar-se como homem para o homem, sua verdadeira imagem, segundo um plano de amor que teve início na Criação”.

Ele lembrou ainda que “enquanto a noite do erro obscurece essa verdade providencial, não há espaço para os outros, para as crianças, os pobres e os estrangeiros”, citando o Papa Benedict XVI, em 2012, alertando que “não há espaço para Deus na terra se não há espaço para o ser humano”.

Cerca de cinco mil pessoas acompanham a missa na Praça de São Pedro

Enquanto a missa era celebrada, muitas pessoas acompanharam a cerimônia por meio de telas gigantes na Praça de São Pedro, devido à lotação na basílica. O Papa Leo XIV ainda surpreendeu os fiéis ao sair exteriormente para cumprimentar aqueles que aguardavam na chuva, por não haver mais espaço no interior.

“A basílica de São Pedro é muito grande, mas infelizmente, não é suficiente para receber todos vocês”, afirmou Leo XIV, agradecendo a presença e abençoando os fiéis.

Sinal de esperança e convite ao amor ao próximo

Antes da missa, o preparatório e a proclamação do nascimento de Cristo — conhecida como Kalenda Proclamation — antecederam a celebração. Após a leitura, o Papa revelou uma escultura de madeira do Menino Jesus, colocada diante do altar-mor, enquanto uma criança de diferentes partes do mundo oferecia flores ao menino Jesus.

Na homilia, o pontífice recordou que “há milênios, povos de diversas partes da Terra olham para o céu, tentando ler o futuro nas estrelas”, mas permanecem perdidos na escuridão. “Nesta noite, porém, ‘o povo que caminhava na escuridão viu uma grande luz’ (Isaías 9:2).”

Leo XIV afirmou que “nascido na noite está aquele que nos redime da noite” e convidou os cristãos a refletirem sobre a sabedoria do Natal, que oferece ao mundo a sua própria vida: a de Deus, entregue por todos.

“Ele não nos oferece uma solução inteligente para cada problema, mas uma história de amor que nos envolve. Como resposta às expectativas dos povos, envia uma criança como palavra de esperança. Frente ao sofrimento dos pobres, envia alguém indefeso para ser força que levanta. Diante da violência e opressão, acende uma luz suave que ilumina com salvação todos os filhos deste mundo”, destacou.

Reflexões sobre divindade, humildade e dignidade humana

Ao citar uma pregação de Santo Agostinho, o Papa relembrou que “o orgulho humano nos pesou tanto que só a humildade divina poderia nos elevar de novo”.

Leo Xavier ressaltou que, enquanto uma economia distorcida trata as pessoas como mercadoria, Deus se torna semelhante a nós, revelando a dignidade infinita de cada ser humano. “Enquanto a humanidade busca tornar-se um ‘deus’ para dominar os outros, Deus escolhe tornar-se homem para nos libertar de toda escravidão”, afirmou.

O Papa finalizou refletindo se esse amor de Deus seria suficiente para transformar a história da humanidade.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes