Brasil, 23 de dezembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Sacerdote revoluciona evangelização com escape room em mosteiro na Espanha

O padre Manuel Chouciño, especialista em nova evangelização, acredita que os católicos “estão em voga” porque as pessoas estão cansadas de se sentir vazias e buscam sentido na fé. Recentemente, ele organizou uma inovadora experiência de escape room em um antigo mosteiro beneditino na Espanha, que atraiu cerca de 700 participantes, incluindo famílias inteiras.

Mosteiro antigo ganha vida com atividades de evangelização

Chegando há apenas três meses na paróquia-monastério do Salvador de Lérez, na Arquidiocese de Santiago de Compostela, Chouciño viu no espaço, que permanecia vazio desde 1835, uma oportunidade de renovação pastoral. Apesar de ter ficado abandonado por mais de um século, o padre destacou que “estava cheio de possibilidades” para uma renovação evangelizadora.

“Quando percebemos que um período de desânimo pastoral se passa, e que há interesse e entusiasmo por parte das pessoas, decidimos avançar”, explicou em entrevista à ACI Prensa, parceiro de notícias em espanhol da CNA. A iniciativa faz parte de um plano mais amplo para responder à sede espiritual da sociedade contemporânea.

Escape room como ferramenta de evangelização

O desafio, que integrou toda a família na experiência, os levou a descobrir os horários de oração dos monges ouvindo sinos, identificar ervas medicinais utilizadas na medicina beneditina e encontrar uma mensagem secreta com auxílio de um espelho. Segundo Chouciño, essa atividade é uma estratégia criativa para despertar o interesse pelo ensinamento cristão.

“Parece que a tendência é que os católicos ‘estamos na moda’ por um tempo”, afirmou, convencido de que “as pessoas estão cansadas de se sentir tão vazias. Precisamos retornar; isso faz parte de nós, não podemos evitar”.

Comunidades acolhedoras e projeto de reabertura

Para que as pessoas se sintam confortáveis em retornar ou iniciar sua jornada de fé, é fundamental que as comunidades sejam “acolhedoras e sem julgamento”, explicou. O padre enfatiza a importância de “amar, valorizar e acolher”, seguindo o exemplo do filho pródigo. Atualmente, ele atua junto a mais quatro sacerdotes em uma nova unidade pastoral, apoiada pelo arcebispo de Santiago de Compostela, Francisco Prieto.

Entre as ações planejadas, destacam-se visitas guiadas ao mosteiro, nas quais o próprio padre mostra seu quarto e explica o projeto de transformar o espaço em um centro de pastoral aberto a iniciativas eclesiais e da sociedade civil.

Próximos eventos: ‘Churrasco e oração’

(Continua abaixo)

Assine nossa newsletter diária

Durante esse período de Advento até a Epifania, estão previstas atividades que incluem celebrações natalinas, encontros familiares e um evento chamado “churrasco e oração”, marcado para 4 de janeiro. Segundo Chouciño, “um bom churrasco é uma ferramenta poderosa de evangelização” — uma ideia baseada na reflexão de que Jesus usava refeições ao redor da mesa para transmitir a Boa Nova, pois nesse momento de convivência, as pessoas se abrem mais.

“Vou continuar dando o meu melhor enquanto puder”, afirma o padre, cuja determinação é tão grande quanto seu entusiasmo por oferecer uma alternativa acessível e friendship para reavivar a fé nas comunidades urbanas e rurais.

Esta história foi originalmente publicada pela ACI Prensa, parceira de notícias em espanhol da CNA, e adaptada para o português.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes