O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou nesta segunda-feira (22) que o número de passageiros no Aeroporto Santos Dumont será ampliado em 2026. A previsão é que o terminal atinja um limite de até 8 milhões de passageiros ao ano, incentivando a retomada do crescimento após restrições anteriores.
Ampliação do limite de passageiros do Santos Dumont
Segundo o ministro Silva Costa Filho, a expectativa é liberar entre 1 milhão e 1,5 milhão de passageiros adicionais, sem prejudicar as operações do Aeroporto Galeão. A restrição atual, imposta em 2023, limita o Santos Dumont a 6,5 milhões de usuários anuais para priorizar o crescimento do Galeão, localizado no Rio.
Contraponto às críticas do prefeito do Rio de Janeiro
Na entrevista à GloboNews, Silva Costa Filho destacou que a decisão de aumentar o limite de passageiros não ocorreu de forma unilateral. A medida foi fruto de negociações envolvendo o Tribunal de Contas da União, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Ministério de Portos e Aeroportos, além do governo estadual e da prefeitura. Essas ações buscam um equilíbrio entre os aeroportos da cidade.
Em contrapartida, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, criticou publicamente a possível ampliação, afirmando que “forças ocultas estão se movimentando na Anac para alterar a política bem-sucedida”. Ele argumenta que a restrição atual contribuiu positivamente para a economia local e impulsionou o movimento no Galeão.
Impactos nas estatísticas do setor aéreo no Rio
Dados da Infraero e da concessionária RioGaleão revelam que, desde a implementação do teto no Santos Dumont, a quantidade de passageiros caiu quase pela metade, de 10,9 milhões para 5,7 milhões ao ano. Em contrapartida, o Galeão mais que dobrou seu movimento, de 6,8 milhões para 16,1 milhões, elevando o total de passageiros na cidade em 23%, de 17,7 milhões em 2023 para 21,8 milhões em 2025.
Reação da Anac às críticas de Eduardo Paes
Respondendo às críticas do prefeito, a Agência Nacional de Aviação Civil divulgou nota enfatizando sua atuação transparente e de acordo com as diretrizes do governo, do Tribunal de Contas e do Ministério de Portos e Aeroportos. A instituição reafirmou o compromisso com a transparência nas decisões relativas ao setor aéreo.
Negociações e justificativas do ministério
De acordo com Silvio Costa Filho, a autorização para o aumento do teto de passageiros foi resultado de negociações iniciadas em junho com diversos atores do setor. A decisão foi baseada em um entendimento construído junto ao Tribunal de Contas, ao lado da concessionária RioGaleão e outras entidades envolvidas.
“Esse entendimento envolveu o Tribunal de Contas, a concessionária, a Anac e o Ministério, com o acompanhamento do governo estadual e da prefeitura”, explicou o ministro. Ele também ressaltou que a expansão no Santos Dumont não afetará o crescimento do Galeão, ambos considerados essenciais para a economia do Rio de Janeiro.
Perspectivas para o setor aéreo do Rio
Silvio Costa Filho destacou que, com a expansão econômica e o aumento do turismo internacional na cidade, novas companhias aéreas devem continuar operando no Rio, garantindo o crescimento do Galeão. A ampliação do Santos Dumont, segundo ele, é fundamental para fortalecer o setor de aviação na capital e contribuir para a economia local.
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