Brasil, 22 de dezembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Petrobras recebe autorização para operar nova plataforma no pré-sal

A Petrobras vai ganhar o reforço de mais uma plataforma de produção de petróleo e gás no pré-sal. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou nesta segunda-feira (22) o início das operações da P-78. A estrutura, do tipo FPSO (Unidade Flutuante de Produção, Armazenagem e Transferência), está localizada no Campo de Búzios, na Bacia de Santos, a aproximadamente 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro.

Construção e certificações internacionais

O casco da plataforma foi construído em estaleiros na China (Yantai e Hayang) e na Coreia do Sul (Ulsan), tendo seus blocos integrados na Ásia. Depois, a unidade foi enviada para Singapura, onde os módulos foram montados, incluindo um de Ulsan e outro do estaleiro da Seatrium (antiga Brasfels), em Angra dos Reis, litoral do Rio de Janeiro. As auditorias da ANP também foram realizadas na cidade singapurense.

Capacidade e benefícios ambientais

A P-78, que chegou ao Brasil em setembro, possui capacidade para produzir 180 mil barris de petróleo por dia e gerar 7,2 milhões de metros cúbicos de gás natural diariamente. A plataforma enviará 3 milhões de metros cúbicos de gás natural ao mercado brasileiro e conta com sistema de flare fechado, o que minimiza as emissões de poluentes por queima de gás natural.

Importância no pré-sal e produção no campo de Búzios

A P-78 será a sétima plataforma a operar no Campo de Búzios, o maior do mundo em águas profundas. As unidades atuais na região incluem P-74, P-75, P-76, P-77, Almirante Barroso e Almirante Tamandaré.

O campo de Búzios atingiu, em 2025, uma produção recorde de 1 milhão de barris por dia, consolidando-se como o maior produtor do país, reforçando a importância da nova plataforma para o aumento da capacidade produtiva brasileira. Saiba mais.

Contexto atual de greve na Petrobras

A autorização da ANP ocorre enquanto a Petrobras enfrenta uma greve nacional de petroleiros, que já chega ao oitavo dia nesta segunda-feira. Entre as reivindicações estão melhorias no plano de cargos e salários e a solução para os Planos de Equacionamento de Déficit (PEDs) da Petros.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) informou que a Petrobras apresentou uma contraproposta que traz avanços significativos, mas a categoria continua reivindicando que não haja descontos ou punições aos grevistas. A adesão à greve inclui nove refinarias, 28 plataformas marítimas, 16 terminais, além de usinas de biodiesel e unidades terrestres.

Segundo a categoria, a expectativa é que a entrada em operação da P-78 potencialize a produção de petróleo no maior campo de águas profundas do mundo, contribuindo para a recuperação da produção nacional, mesmo em um momento de enfrentamento sindical.

Fonte

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes