Brasil, 21 de dezembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Como assistir à última chuva de meteoros de 2025

Entre os dias 17 e 26 de dezembro, os observadores do hemisfério norte poderão acompanhar a chuva de meteoros Ursídeos, a última do calendário de 2025. O fenômeno, que atinge o auge na noite de 21 para 22 de dezembro, oferece uma oportunidade única de ver até 10 estrelas cadentes por hora, em condições ideais de céu escuro e pouca luminosidade lunar.

Como observar a chuva de meteoros Ursídeos em 2025

A chuva de meteoros Ursídeos é mais visível do hemisfério norte, pois sua radiação estará acima do horizonte durante toda a noite, próxima à constelação Ursa Minor, perto da estrela Kochab. Com o céu favorável, pois a Lua estará apenas 3% cheia na madrugada do pico, as condições de observação estarão ainda melhores, sem a interferência da luminosidade lunar.

Para assistir ao espetáculo, especialistas recomendam observar o céu a olho nu, sem o uso de telescópios ou binóculos, que limitam o campo de visão. Uma área ampla e sem obstáculos, em uma noite fria e clara, é ideal para apreciar melhor as estrelas cadentes que parecem partir da região próxima à Ursa Minor.

O que causa a chuva de meteoros Ursídeos

Esse evento celeste ocorre quando a Terra atravessa o rastro de poeira deixado pelo Cometa 8P/Tuttle. Quando esses fragmentos, muitas vezes menores que um grão de areia, entram na atmosfera terrestre, se aquecem e se desintegraram, formando os flashes de luz observados como estrelas cadentes.

Dados importantes para os observadores

Aproveite a oportunidade de observar as estrelas cadentes nesta temporada, pois a chuva ocorre em um período de noites longas, ao redor do solstício de inverno, que neste ano acontece com o céu mais escuro possível na fase de quarto crescente da Lua, antes de ela desaparecer ao amanhecer.

Segundo a Organização Internacional de Meteoros, a expectativa é que o pico seja mais nítido na madrugada de 21 para 22 de dezembro, uma chance de se conectar com o fenômeno natural e encerrar o ciclo de eventos astronômicos de 2025 com um espetáculo noturno.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes