O Vasco é um dos grandes clubes brasileiros, mas nos últimos anos vem enfrentando dificuldades. Porém, neste domingo, às 18h, o Cruzmaltino terá a chance de conquistar o título da Copa do Brasil, ao enfrentar o Corinthians pelo jogo de volta da grande decisão do torneio, no Maracanã.
No confronto de ida, que aconteceu na Neo Química Arena, o duelo terminou empatado em 0 a 0. Com isso, o vencedor do segundo jogo fica com a taça do torneio. Em caso de novo empate, o campeão será decidido nos pênaltis.
Assim, o torcedor vascaíno tem a chance de soltar o grito de campeão em um torneio nacional após 14 anos. Isso porque o último título do clube carioca, em competições organizadas em nível nacional, foi em 2011, justamente uma Copa do Brasil.
Desde então, o Vasco enfrenta um longo jejum, com apenas conquistas estaduais. Nesse meio-tempo, a equipe venceu dois Campeonatos Cariocas (2015 e 2016), além de duas Taças Guanabara (2016 e 2019) e duas Taças Rio (2017 e 2021).
Na Copa do Brasil de 2011, o Gigante da Colina contava com nomes marcantes em sua história, como Fernando Prass, Dedé, Maestro Felipe e Diego Souza. Na época, a competição era um pouco diferente da atual, e os times classificados à Copa Libertadores não participavam.
Com isso, o Vasco estreou no torneio contra o Comercial-MS e venceu por 6 a 1. Na sequência, enfrentou o ABC e, após um 0 a 0 na ida, precisou de um 2 a 1 para avançar.
Já nas oitavas de final, eliminou o Náutico por 3 a 0 no placar agregado. Na fase seguinte, enfrentou o Athletico-PR e, após um 3 a 3 no agregado, passou pelos gols fora de casa, pois havia empatado em 2 a 2 no Paraná, enquanto o duelo do Rio terminou em 1 a 0.
Na semifinal, derrotou o Avaí e conquistou sua vaga na grande final da Copa do Brasil. A decisão foi contra o Coritiba, em um duelo complicado e cheio de emoção para o torcedor vascaíno. No jogo de ida, no Rio de Janeiro, o Gigante da Colina venceu por 1 a 0, com gol de Alecsandro.

Vasco conquistou a Copa do Brasil de 2011 ao derrotar o Coritiba
No confronto de volta, no Couto Pereira, o Vasco foi a campo com: Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins, Ramon, Rômulo, Eduardo Costa, Felipe, Diego Souza, Eder Luis e Alecsandro. Em campo, os cariocas saíram na frente com Alecsandro.
Porém, ainda no primeiro tempo, o Coritiba virou para 2 a 1 e precisava de apenas mais um gol para ficar com a taça. No entanto, no começo da segunda etapa, Eder Luis empatou e deixou os vascaínos muito próximos do título. O Coxa até chegou a marcar o terceiro, deixando o placar final em 3 a 2, mas, por conta dos gols marcados fora de casa, o Cruzmaltino conquistou a Copa do Brasil daquele ano.
Copa do Brasil 2025: a trajetória até a final
Já nesta edição, a vida do Vasco no torneio não foi fácil, e o clube carioca está desde a primeira fase, ou seja, passou por todos os mata-matas até a grande final. As duas primeiras fases foram mais tranquilas, e o Cruzmaltino passou por União Rondonópolis e Nova Iguaçu, vencendo os dois jogos por 3 a 0.
No terceiro duelo pela competição, veio o primeiro susto e, após dois empates contra o Operário, os cariocas precisaram dos pênaltis para avançar. Depois, veio o CSA e um triunfo por 3 a 1 no placar agregado.
Até que, nas quartas de final e nas semifinais, foram dois clássicos, ambos decididos nas penalidades: primeiro contra o Botafogo e depois diante do Fluminense, que carimbou a vaga do Vasco na final da Copa do Brasil.
Com a torcida animada e a pressão nas arquibancadas, os vascaínos esperam que a equipe consiga trazer mais uma estrela para a rica história do clube. O jogo deste domingo não é apenas uma partida, mas a chance de reviver momentos gloriosos e colocar um ponto final no jejum de 14 anos sem títulos nacionais. O Maracanã será um verdadeiro caldeirão, e a expectativa é de que os fãs do futebol possam vivenciar uma grande final.


