Brasil, 20 de dezembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Após chuva intensa, motorista desaparece em córrego em Guarulhos

As chuvas intensas que atingem o estado de São Paulo têm causado estragos e luto. No mais recente incidente, um motorista, de 58 anos, desapareceu após seu carro ter sido arrastado pela enxurrada de um córrego em Guarulhos. A Defesa Civil contabiliza um total de 8 mortes desde o início da chamada Operação Chuvas, que teve início em 1º de dezembro e se estenderá até 31 de março de 2026.

Desaparecimento e busca pelo corpo

O homem, que trabalhava como entregador, estava desaparecido desde a última terça-feira (16), quando seu veículo foi levado pelas águas do córrego Taboão, no Jardim Santa Emília, em Guarulhos, enquanto realizava uma entrega. Os bombeiros mobilizaram equipes de busca que continuaram por 4 dias, até que, na manhã da sexta-feira (19), um chamado relatou a localização de um corpo no Rio Tietê.

A equipe de buscas encontrou o cadáver na Marginal Tietê, sob a entrada da Rodovia Presidente Dutra, próxima à Rua São Jorge, no Tatuapé, Zona Leste da capital. O corpo foi transferido para o Instituto Médico Legal (IML), onde familiares confirmaram a identidade do homem desaparecido.

Causas das mortes em decorrência das chuvas

As mortes atribuídas às chuvas em São Paulo incluem tragédias em várias cidades. No dia 10 de dezembro, um homem perdeu a vida em Campos do Jordão devido a um deslizamento, e uma mulher faleceu na Zona Leste da cidade durante a queda de um muro, em um dia marcado por ventos extremamente fortes causados por um ciclone extratropical que afetou a região.

Outros casos incluem um homem que morreu em Juquitiba por descarga elétrica e uma ocorrência em Bauru, onde outro homem foi arrastado por um rio. Na Zona Leste, o incidente que resultou na morte de Claudineia Perri Castiglioni, de 54 anos, ocorreu quando um muro desabou sobre ela em Sapopemba. Apesar de socorrida pelo Samu, a mulher não sobreviveu aos ferimentos.

Acidente em Guarulhos

Além das mortes, o estado também contabiliza feridos devido às intempéries. Na última sexta-feira (12), uma árvore caiu sobre um ponto de ônibus no centro de Guarulhos, ferindo duas pessoas. Uma delas foi resgatada antes da chegada da equipe de socorro, enquanto a outra, uma mulher, foi encontrada inconsciente e presa sob os galhos, não conseguindo sobreviver aos ferimentos.

Operação Chuvas e investimentos estaduais

Com a chegada do período chuvoso, o Governo de São Paulo lançou a SP Sempre Alerta – Operação Chuvas, que recebe investimentos significativos, totalizando R$ 69,5 milhões, destinados a prevenir deslizamentos e enchentes. As autoridades têm alertado a população sobre os cuidados a serem tomados durante as chuvas intensas, visando minimizar os riscos e proteger vidas.

Enquanto as operações de emergência continuam e os bombeiros trabalham ininterruptamente para resgatar possíveis desaparecidos, a comunidade é incentivada a ficar alerta e a seguir as orientações das autoridades locais. A intensidade das chuvas e suas consequências são um lembrete da força da natureza e da importância de estarmos preparados para lidar com situações adversas.

As recentes tragédias exemplificam a urgência em implementar ações de prevenção cada vez mais eficazes, visando garantir a segurança da população durante esse período crítico. O acompanhamento e as intervenções emergenciais são essenciais para mitigar os efeitos das chuvas e evitar que mais vidas sejam perdidas.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes