Nesta quinta-feira (18), beneficiários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com Número de Inscrição Social (NIS) de final 6 recebem o pagamento do Auxílio Gás referente ao mês de dezembro. O valor é de R$ 110 e faz parte do programa que beneficia 4,4 milhões de famílias neste mês de dezembro.
Pagamento e critérios de elegibilidade
O benefício, com validade prevista até o fim de 2026, é pago a cada dois meses e segue o calendário do Bolsa Família. Neste ciclo, os pagamentos vão até 23 de dezembro, para quem possui NIS com final 0. Para receber o Auxílio Gás, a família deve estar inscrita no CadÚnico e ter pelo menos um membro beneficiário do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
A lei que criou o programa prioriza a mulher responsável pela família e também mulheres vítimas de violência doméstica. Segundo o Ministério da Cidadania, essa orientação visa garantir maior proteção às beneficiárias.
Atualizações no programa e o Gás do Povo
Em setembro, o governo lançou o programa Gás do Povo, que substitui gradualmente o Auxílio Gás em formato de dinheiro. Em vez do pagamento em espécie, as famílias podem retirar a recarga do botijão de gás em revendedoras credenciadas.
O objetivo do novo programa, que começou a ser distribuído em novembro para aproximadamente 1 milhão de famílias em capitais como Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Teresina, é atingir cerca de 15 milhões de famílias — mais que o triplo do atual número de beneficiários do Auxílio Gás.
Segundo o Ministério da Cidadania, essa mudança busca ampliar o acesso ao gás de cozinha, promovendo maior autonomia às famílias beneficiadas.
Para mais informações sobre o calendário e o pagamento do Auxílio Gás, acesse este link.

