A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, nesta terça-feira (16), a autorização para que o Governo do Estado contrate empréstimo no valor de até R$ 4,98 bilhões junto ao Banco do Brasil. O Executivo afirma que o valor será destinado à saúde, segurança, infraestrutura, inovação tecnológica e aporte de capitais. A matéria foi aprovada com manifestação contrária do deputado progressista, Gustavo Neiva.
A matéria foi votada na Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação aprovou a matéria, tendo como relator Hélio Isaías (PT). Neiva se manifestou contrário a aprovação do pedido de empréstimo durante a votação da matéria na Comissão.
De acordo com o Governo, o empréstimo vai assegurar a continuidade e ampliação dos investimentos públicos.
“A operação de crédito constitui medida estratégica para impulsionar ações estruturantes voltadas ao desenvolvimento econômico e social do Estado, com foco na redução das desigualdades, na melhoria da qualidade de vida da população e no fortalecimento da infraestrutura pública”, argumenta.
No último dia 9, o parlamento piauiense foi favorável a outra permissão de contratação de crédito, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de 600 milhões de dólares – aproximadamente R$ 3,25 bilhões, na cotação atual.




