O 10º Mutirão de Comunicação do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aconteceu no último sábado (6), no Colégio São José, localizado na Diocese de Montenegro (RS). O encontro, que reuniu diversos agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) e lideranças de todo o Rio Grande do Sul, teve como tema central “Como implantar e fortalecer a Pascom na minha paróquia?”. Durante o evento, foram abordadas questões relevantes sobre a escuta ativa, o serviço à comunidade e a importância de caminhar junto às pessoas. A programação contou com variadas atividades, incluindo formação, espiritualidade, e troca de experiências.
Importância da Pascom
O mutirão teve como principal assessor o jornalista Marcus Tullius, um profissional que atua na Pascom desde 2011 e possui vasta experiência na área de comunicação. Tullius, que também foi o primeiro coordenador-geral da Pastoral da Comunicação em 2018, enfatizou a necessidade de uma comunicação que dialogasse com a realidade paroquial, destacando que a verdadeira comunicação deve ser pautada por uma interação genuína e humana. Na manhã de abertura, o bispo da Diocese de Montenegro, Dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva, pediu aos participantes que a Pascom pudesse não apenas comunicar, mas também unir esforços com outras pastorais, buscando um serviço mais integrado e eficaz nas comunidades.
No mesmo contexto, o bispo referencial da Comunicação do Regional, Dom Juarez Albino Destro, reiterou a importância da comunicação para a evangelização: “Num mundo repleto de desafios, todos temos um papel na Igreja não apenas para comunicar, mas para estar a serviço da justiça e da paz”, disse. Ele ressaltou que, por meio da Pascom, é possível fortalecer a missão da Igreja de levar a mensagem do Cristo às comunidades.
Desenvolvendo a Pastoral da Comunicação
Durante sua palestra, Tullius apresentou quatro elementos fundamentais para a compreensão da identidade da atuação na comunicação da Igreja. “Presença, atendimento, sentido pastoral e evangelizador” foram conceitos centrais que devem nortear as ações de comunicação. Ele enfatizou que o conteúdo gerado por essas ações não deve se restringir a um marketing superficial, mas sim ter um impacto pastoral real, promovendo encontros e evangelização. “Se não criamos vínculos reais dentro das nossas comunidades, a comunicação não terá sentido”, afirmou.
“É necessário olhar para as outras realidades nas nossas paróquias”, continuou Tullius, que alertou para a falta de comunicação que vai além das postagens nas redes sociais. “Falta carne na nossa comunicação”, enfatizou, ao sugerir que a pastoral deve refletir a vida pulsante da comunidade, suas preocupações e suas alegrias.
Aprendizados e trocas de experiências
O evento se destacou pela rica troca de experiências, permitindo que participantes compartilhassem suas práticas e desafios. Cláudia Fraga, representante da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Canoas, comentou sobre seu aprendizado: “A escuta é fundamental. O que eu vou levar é essa questão de escutar e caminhar junto com a comunidade, percebendo o que ela realmente precisa”, destacou, reforçando que o evento foi um espaço de grande aprendizado para todos. Além de Cláudia, outros participantes também destacaram a importância das dinâmicas e oficinas realizadas ao longo do dia.
Oficinas práticas e premiação no Muticom
A programação da tarde incluiu oficinas temáticas que proporcionaram formação prática aos participantes, abordando temas como “Produção de notícia com uso de Inteligência Artificial”, “Fotografia em espaços litúrgicos” e “Storytelling: a arte de contar histórias”. Ao final do dia, a premiação do Prêmio Pe. Landell de Moura reconheceu os melhores trabalhos jornalísticos nas categorias de Fotografia, Espiritualidade, Vídeos/Áudios e Texto.
O evento culminou com a confirmação do local para o 11º Muticom, que ocorrerá em 2026, na Diocese de Frederico Westphalen. A sensação entre os participantes era de renovação e motivação para continuar a missão de comunicar a vida e a mensagem de Jesus Cristo.
*Pe. Gerson Schmidt – Jornalista, mestre em Comunicação/ colaborador do Vaticannews/Locutor na Rádio Aliança FM


