Brasil, 8 de dezembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Documentários destacam histórias de católicos africanos e nativos americanos nos EUA

O Escritório de Missões Negra e Indígena em Washington, D.C., lançou recentemente dois documentários que iluminam trajetórias e tradições de católicos afro-americanos e nativos americanos nos Estados Unidos. As produções buscam aprofundar o conhecimento sobre esses grupos e seu legado na Igreja.

Histórias de fé e coragem dos católicos afro-americanos

“Trailblazers of Faith: The Legacy of African American Catholics” retrata como os negros americanos encontraram um lar na fé católica sem abrir mão de sua identidade cultural. A narrativa destaca personalidades como as Oblate Sisters of Providence, a educadora Venerável Henriette DeLille e as vidas de Julia Greeley, Padre Augustus Tolton e Sister Thea Bowman, símbolos de liderança e perseverança.

Celebrando a cultura indígena e a fé católica

O segundo filme, “Walking the Sacred Path: The Story of the Black and Indian Mission Office”, revela a história frequentemente oculta dos católicos nativos americanos. A obra enfatiza a beleza da união entre as tradições ancestrais indígenas e a universalidade do catolicismo, além de destacar mais de 140 anos de trabalho do Escritório de Missões Negra e Indígena para apoiar essas comunidades.

Esforço para promover compreensão e inclusão

O diretor executivo do escritório, padre Maurice Henry Sands, afirmou ao CNA que as produções têm o objetivo de “educar sobre esses dois grupos de pessoas que muitas vezes não são bem conhecidos”, bem como divulgar as ações da entidade. Segundo ele, a coleção de missões do escritório, criada na Conferência Plenária de Baltimore, em 1884, ainda recebe fundos anuais para fomentar educação, paróquias e programas missionários.

Sands destacou a importância de os católicos caminharem ao lado dessas comunidades, ressaltando que “todos pertencemos à raça humana que Deus deseja salvar”. Ele reforçou que o racismo tem provocado dificuldades e barreiras, e que a Igreja deve promover a convivência e o amor ao próximo, especialmente aos mais vulneráveis.

Modelos de fé e superação

Sobre os católicos afro-americanos presentes no filme destinados à santidade, Sands comentou que todos servem como exemplos de fé, apesar das vidas marcadas por difíceis começos. “Cada um deles se tornou um grande testemunho de amor a Deus e auxílio ao próximo, enfrentando desafios e ajudando quem precisa”, declarou.

Integração cultural e espiritualidade

Nos relatos sobre os nativos americanos, Sands enfatizou o papel dos missionários na aproximação de indígenas com Cristo, promovendo uma espiritualidade que valoriza suas tradições. Ele acredita que esses exemplos podem inspirar mais pessoas a apoiarem as ações do escritório.

Veja os documentários

Ambas as produções estão disponíveis no Formed, plataforma de conteúdo católico acessível a todos os interessados em aprofundar o conhecimento sobre essa parte importante da história religiosa dos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes