Com a chegada de dezembro, as prateleiras de supermercados exibem uma variedade de panetones e chocotones com sabores inovadores e parcerias estratégicas. As fabricantes têm investido em recheios que trazem sabores tradicionais, relembrando a infância, e combinações exóticas, seguindo a tendência das collabs.
Parcerias e recheios que encantam o Natal de 2025
Uma das tendências é incorporar sabores populares de outras categorias, em produtos de Natal. A Nestlé, por exemplo, lançou o Panetone Caribe, que combina massa de fermentação natural com pedaços de banana passa e recheio cremoso de bombom, usando estratégia semelhante à da Páscoa, quando lançou o Panettone Charge, com recheio inspirado em bombom, que virou destaque em seu portfólio fixo para o Natal.
Além disso, marcas como Bauducco e Brasil Cacau apostam em parcerias com chocolates reconhecidos. A Bauducco, por exemplo, lançou o chocotone Fini Dentaduras, recheado com o sabor de bala de morango e framboesa — uma homenagem às velhas lembranças da infância. Já a Brasil Cacau, em parceria com a Nestlé, incluiu nas suas opções de Natal chocolates como Kit Kat e Alpino, reforçando a estratégia de trazer marcas de chocolates para o universo do panetone.
Sabores exóticos e clássicos continuam presentes
Entre as novidades de sabores exóticos estão o panetone de vinho Moscato, lançamento da Casa Bauducco, com massa de fermentação natural e pedaços de uva passas, além de opções com limão, frutas vermelhas e o clássico banoffee. A Cacau Show lançou o Panettone Doce de Leite com Speculoos, que remete às especiarias, enquanto a Dengo oferece uma versão com doce de leite, canela, cravo, noz-moscada e erva-doce.
As cerejas continuam em alta, com a Kopenhagen lançando o Panettone Exagero Cherry Brandy, recheado com creme de cereja, e Casa Bauducco trazendo chocotone com pedaços de cereja e sabores exóticos como vinho moscato.
Clássicos mantêm seu espaço no Natal
Apesar das novidades, o panetone de frutas cristalizadas permanece como preferência tradicional. Disponível em diferentes tamanhos e formatos, essa versão clássica garante seu lugar no comércio natalino, atendendo ao público que valoriza o sabor tradicional.
Segundo Priscilla Berbert Strafacci, gerente de Marketing da Nestlé, as inovações atendem a pedidos dos consumidores dos últimos anos e reforçam o vínculo afetivo com as marcas. “Lançamos sabores que os clientes mais desejam, consolidando o portfólio para o Natal”, explica.
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