Teresina, 4 de fevereiro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.

Equilíbrio fiscal é prioridade para o governo em 2025, diz Lula

O presidente afirmou que, para 2025, a gestão continuará a priorizar o equilíbrio fiscal.
Lula afirma que govcerno vai priorizar equilíbrio fiscal. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ofereceu uma visão otimista do seu governo em mensagem enviada ao Congresso Nacional na abertura dos trabalhos legislativos de 2025. Na mensagem, o presidente, recém-empossado, destacou os avanços nos programas econômicos e sociais, apresentou balanço positivo de dois anos de governo e ressaltou a parceria estreita com o Legislativo que resultou em um aumento significativo na aprovação de projetos prioritários.

Nos dois primeiros anos do governo Lula (2023-2024), o Planalto aprovou um total de 28 projetos considerados estratégicos. Em 2023, a média foi de aproximadamente dois projetos aprovados por mês, resultando em 24 aprovações ao longo do ano. Em 2024, segundo levantamento do Diário do Povo, foram sancionados 11 projetos e 16 foram aprovados por pelo menos uma das casas do Congresso, totalizando 52 propostas estratégicas em tramitação.

O governo editou 52 medidas provisórias em 2023, mas apenas 8 foram convertidas em lei, com outras 21 ainda em tramitação e 23 que perderam a vigência ou foram revogadas.

Para Lula a cooperação com o Congresso demosntrou uma relação entre o Executivo e o Legislativo produtiva. O presidente informou que o governo aprovou o dobro de projetos prioritários em comparação ao ano anterior, citando a regulamentação da reforma tributária como um exemplo do trabalho conjunto entre os Poderes.

Desenvolvimento econômico e protagonismo internacional

O texto destaca o papel crescente do Brasil no cenário internacional, evidenciado por eventos de grande repercussão, como a Cúpula dos Brics, marcada para julho na cidade do Rio de Janeiro, e a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (COP30) sobre Mudanças Climáticas, a ser realizada em Belém. Esta será a primeira vez que a Amazônia servirá como palco para discussões globais sobre questões ambientais, refletindo a importância do bioma na agenda internacional.

Além disso, Lula anunciou que o Brasil abriu mais de 300 novos mercados para suas exportações, resultado de uma estratégia assertiva de reintegração ao comércio global. O presidente também celebrou a conclusão de longas negociações para o acordo Mercosul-União Europeia, um feito aguardado por 25 anos.

Relação positiva com o Congresso e compromisso fiscal

O presidente afirmou que, para 2025, a gestão continuará a priorizar o equilíbrio fiscal. Ele detalhou as medidas fiscais apresentadas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que visam gerar uma economia de R$ 70 bilhões nos próximos dois anos. Essa estratégia financeira, segundo Lula, é fundamental para garantir a sustentabilidade econômica do Brasil em um cenário global desafiador.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes

Notícias

Institucional

Para você