Brasil, 31 de dezembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Como desativar o compartilhamento de dados no Gmail para treinar IA

Aprenda a desconectar o Gmail do treinamento de IA e proteja sua privacidade ajustando configurações de forma simples.

Usuários de Gmail estão automaticamente incluídos em uma configuração que permite à Google usar suas mensagens privadas para treinar modelos de inteligência artificial. Essa opção, que pode ser desativada, preocupa especialistas em segurança e privacidade, que alertam sobre o uso de dados pessoais sem conhecimento explícito.

O que acontece com suas mensagens do Gmail?

De acordo com a política de privacidade da Google, a empresa utiliza informações públicas e privadas para aprimorar seus serviços, incluindo o desenvolvimento de produtos como Google Translate e Google Cloud AI. Entretanto, há relatórios alertando que o Gmail pode estar compartilhando mensagens e anexos para treinar modelos de IA, mesmo sem o consentimento claro dos usuários.

O engenheiro Dave Jones destacou, via X (antigo Twitter), que a maioria dos usuários está automaticamente inscrita para permitir o acesso do Gmail às suas mensagens, a menos que façam o ajuste manual nas configurações de privacidade.

Como desativar o opt-in automático para recursos de IA no Gmail

No desktop

Para desativar essa funcionalidade, acesse as configurações clicando no ícone de engrenagem no canto superior direito e, na aba “Geral”, procure a opção “Smart features”. Ao desmarcá-la, você impedirá que o Gmail utilize seus dados para treinar a IA.

No celular

Na versão móvel, entre nas configurações ao final da sua caixa de entrada, selecione “Privacidade e dados”, e desligue a opção “Smart features”. Além disso, é possível acessar o menu de configurações avançadas para garantir o controle total sobre os dados utilizados pelas funções inteligentes do Google.

Consequências de desativar as funcionalidades inteligentes

Ao optar por desativar essas opções, alguns recursos úteis, como o “Smart Compose” (auto completamento inteligente), filtros automáticos de categorias, correções ortográficas e sugestões, podem deixar de funcionar. Assim, você terá que gerenciar seus e-mails com atenção maior, porém garantindo maior privacidade.

Especialistas alertam que a preocupação com a privacidade é justificada, já que a prática de treinar IA a partir de mensagens pessoais pode expor informações confidenciais sem o consentimento explícito do usuário.

Perspectivas e próximos passos

Apesar de a Google declarar que não usa conteúdo do Gmail para treinar seu modelo Gemini, há uma ação coletiva sendo discutida juridicamente. Segundo relatos, a empresa estaria “secretamente” ativando essa funcionalidade, o que gerou uma denúncia formal na Bloomberg.

Se desejar mais controle sobre suas informações e a utilização por IA, é essencial revisar regularmente as configurações de privacidade na sua conta Google. Mudanças futuras na política da empresa podem ampliar ou restringir ainda mais esse uso.

Para garantir sua privacidade, acesse suas configurações e ajuste as opções de smart features e treinamento de IA conforme desejado, evitando surpresas no futuro.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes