Brasil, 28 de janeiro de 2026
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

STJ divulga propostas de enunciado para o 1º Congresso da Primeira Instância

Tribunal reúne 291 propostas de temas diversos do direito para discussão e votação em evento que acontece em dezembro

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgou duas listas com as propostas de enunciado que serão submetidas à deliberação no 1º Congresso STJ da Primeira Instância Federal e Estadual. Ao todo, são 291 sugestões que abrangem áreas do direito público, privado, penal, processual penal, civil e temas institucionais.

Propostas admitidas e pré-aprovadas

As propostas selecionadas foram organizadas por uma banca científica composta por magistrados federais e estaduais indicados por todos os tribunais e regiões do Brasil. Das 291 sugestões, 204 foram admitidas e deliberadas para discussão e votação durante o congresso, marcado para os dias 15 e 17 de dezembro, na sede do tribunal.

De acordo com a Portaria STJ/GP 669/2025, a decisão sobre os enunciados e a redação final será feita por maioria simples dos votos dos magistrados presentes ao evento. Além dessas, 87 propostas foram pré-aprovadas pela comissão de organização e pela banca científica, devido à sua relevância técnica, temática ou impacto na Justiça. Essas sugestões serão votadas em bloco, mas podem ser discutidas de forma individual durante o congresso.

Lista das propostas

Os interessados podem conferir as propostas de enunciado admitidas e pré-aprovadas.

Diálogo e cooperação na Justiça de primeiro grau

O congresso busca fortalecer a integração e a cooperação entre o STJ e os magistrados federais e estaduais de primeiro grau de jurisdição, promovendo o debate sobre os desafios atuais enfrentados pela Justiça de base.

O evento será uma oportunidade para discutir questões emergentes, apresentar experiências institucionais bem-sucedidas e estimular melhorias na estrutura e na eficiência do sistema judicial brasileiro.

Para mais informações, acesse fonte original.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes