O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a concessionária EPR Litoral Pioneiro assinaram, nesta quarta-feira (29), um contrato de financiamento de R$ 6,38 bilhões para a modernização da infraestrutura rodoviária do Paraná. A cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de ministros e autoridades do setor de transporte e infraestrutura.
O projeto faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e inclui R$ 829 milhões em financiamento direto do BNDES e R$ 5,55 bilhões captados por meio da emissão de debêntures, um mecanismo utilizado para arrecadar recursos no mercado financeiro.
Investimento recorde em infraestrutura rodoviária
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, ressaltou o papel estratégico do banco no desenvolvimento da malha viária do país, afirmando que 85% dos investimentos em estradas no Brasil contam com financiamento da instituição. Apenas em 2024, o BNDES aprovou R$ 23 bilhões para o setor rodoviário, o maior volume de sua história.
“Não há desenvolvimento sustentável sem infraestrutura de qualidade. Estradas bem conservadas são fundamentais para reduzir custos logísticos, aumentar a produtividade e diminuir a emissão de gases de efeito estufa. Esse financiamento é essencial para garantir a competitividade do Brasil no comércio internacional”, declarou Mercadante.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou que o Paraná receberá R$ 60 bilhões em investimentos rodoviários, o maior montante da história do estado. Segundo ele, esses recursos serão aplicados na modernização da infraestrutura viária e na ampliação da segurança para motoristas e transportadores.
“O Brasil está em um momento histórico de investimentos privados na infraestrutura. Já leiloamos quatro lotes de concessões rodoviárias no Paraná e, até o final do ano, faremos os dois últimos leilões. Esse aporte vai permitir maior fluidez no tráfego e um aumento da capacidade de exportação do estado”, disse o ministro.
Principais obras e melhorias
Os recursos serão utilizados pela EPR Litoral Pioneiro para realizar uma série de intervenções estratégicas no sistema rodoviário do Paraná. Entre as principais obras previstas, destacam-se:
- Duplicação de 350 quilômetros de rodovias federais e estaduais;
- Construção de 138 quilômetros de faixas adicionais e 73 quilômetros de vias marginais;
- Acesso direto ao Porto de Paranaguá, um dos principais corredores de exportação do Brasil.
Ao longo dos 30 anos de concessão, os investimentos somarão R$ 16 bilhões, sendo R$ 10,5 bilhões destinados à expansão e melhorias da malha viária e R$ 5,5 bilhões para manutenção. As obras contemplam trechos das BRs 153, 277 e 369, além de rodovias estaduais que beneficiam 27 municípios paranaenses, incluindo Curitiba.
Redução na tarifa de pedágio
O contrato de concessão também prevê um modelo tarifário mais acessível para os usuários das rodovias. De acordo com comunicado da Presidência da República, a tarifa média dos pedágios será 31% menor do que a praticada nas concessões anteriores. Atualmente, a malha concedida já conta com quatro praças de pedágio em operação, e há previsão de implantação de mais duas nos próximos anos.
Com modernização, Paraná aumenta capacidade de escoamento
A modernização das rodovias do Paraná trará benefícios diretos para o setor produtivo, melhorando a eficiência logística e reduzindo os custos de transporte para empresas e produtores rurais. O estado, que já é um dos principais exportadores do país, terá um ganho significativo em sua capacidade de escoamento de mercadorias, facilitando a distribuição de produtos agrícolas e industriais para mercados nacionais e internacionais.
Para especialistas, investimentos como esse são cruciais para manter a competitividade do Brasil no comércio global. Além de gerar empregos e impulsionar a economia local, a melhoria da infraestrutura rodoviária contribui para reduzir o tempo de deslocamento, aumentar a segurança viária e minimizar impactos ambientais.
Com o aporte de R$ 6,38 bilhões financiados pelo BNDES, o Paraná avança para consolidar-se como um dos estados com a malha viária mais moderna do Brasil. O projeto representa um passo decisivo na integração entre investimento público e privado, reforçando a importância da infraestrutura rodoviária para o crescimento econômico do país.
A expectativa é de que as obras impulsionem o desenvolvimento regional, facilitando o transporte de cargas e passageiros e promovendo maior eficiência e segurança no trânsito.