Brasil, 25 de novembro de 2025
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Semf realiza reunião para acompanhar apresentação do novo Sistema de Alvarás e Licenciamentos

Secretaria municipal de finanças apresenta sistema automatizado para agilizar licenças ambientais, sanitárias e de funcionamento

Nesta segunda-feira, 24 de abril, a Secretaria Municipal de Finanças (Semf) realizou uma reunião técnica para demonstrar o novo Sistema de Alvarás e Licenciamentos, desenvolvido para otimizar processos e oferecer mais eficiência aos serviços municipais.

Modernização do sistema de licenciamento municipal

A plataforma integrada reúne os módulos de alvarás, obras, fiscalização e eventos em um único ambiente, buscando garantir maior agilidade e transparência na gestão pública. “Estamos reunidos para acompanhar a demonstração do sistema de licenciamento municipal, que envolve licenciamento ambiental, sanitário e alvará de funcionamento. A meta é aperfeiçoar os processos e oferecer serviços melhores e mais rápidos aos contribuintes”, destacou Henry Portela Lopes, coordenador municipal da Receita.

Importância da nova ferramenta para a gestão pública

A secretária executiva da Semf, Noemi Rocha, ressaltou que a adoção do sistema trará maior celeridade ao atendimento aos cidadãos. “Esse sistema é essencial para facilitar a liberação das licenças ambientais, sanitárias e de funcionamento, garantindo mais rapidez e eficiência aos processos”, afirmou.

Participação e próximos passos

Participaram da reunião representantes da Comissão Especial para Modernização da Fiscalização Não Tributária, além de gerentes de Urbanismo das SDUs/SDR, Gevisa, GMA, CETI, Cadastro Mercantil, Getamc e Secti. A Semf informou que novas reuniões serão realizadas em breve para alinhar ajustes necessários e definir os detalhes finais da implantação do sistema.

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