Durante as negociações desta sexta-feira, a Alphabet, controladora do Google, ultrapassou a Microsoft e passou a ser a terceira empresa mais valiosa dos Estados Unidos, após suas ações avançarem mais de 2% ao longo da tarde. Por volta das 15h52, as ações classe A (GOOGL), que dão direito a voto, atingiram um valor de mercado de US$ 3,6 trilhões, subindo 3,87%. Já os papéis classe C (GOOG), sem direito a voto, avançavam 3,79%.
Impulso pela inteligência artificial e desempenho no mercado
A valorização reforça o rali observado ao longo da semana, puxado pelo relançamento do modelo de inteligência artificial Gemini, do Google, e por avaliações positivas sobre seus avanços no setor. Um relatório que destacou o avanço da Alphabet na corrida pela IA, considerada uma ameaça direta à OpenAI, também aumentou o apetite dos investidores pelos papéis da companhia. Segundo Adam Crisafulli, da Vital Knowledge, “os investidores se esforçam para compreender o cenário de IA pós-Gemini 3 e as implicações para o ciclo plurianual de investimentos, especialmente diante de uma OpenAI enfraquecida”.
Ranking das gigantes da tecnologia
Com a nova valorização, a Alphabet now ocupa a terceira colocação no ranking das maiores empresas de tecnologia dos Estados Unidos, ficando atrás apenas da Nvidia, em primeiro, e da Apple, em segundo lugar. A companhia reforça sua posição em um momento de forte movimento no mercado de inteligência artificial, com expectativas de crescimento contínuo neste setor. Fonte


