Brasil, 25 de novembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Igreja estanca a sangria

De acordo com o Vaticano o percentual de católicos na população mundial aumentou em relação ao ano anterior, atingindo 17,8%. O número total de Bispos em todo o mundo aumentou em comparação com a pesquisa do ano anterior, chegando a 5.430. O número total de Sacerdotes em todo o mundo é de 406.996 (quatrocentos e seis mil e novecentos e noventa e seis). O número de diáconos permanentes em todo o mundo continuou a aumentar (+1.234), chegando a 51.433. No campo da educação e instrução, a Igreja administra 74.550 pré-escolas em todo o mundo, frequentadas por 7.639.051 alunos; 102.455 escolas primárias para 36.199.844 alunos; e 52.085 escolas de ensino fundamental e médio para 20.724.361 alunos. Além disso, 2.688.625 alunos frequentam instituições de ensino superior e 4.468.875 alunos frequentam universidades vinculadas à Igreja Católica. O número total de instituições de saúde, caridade e assistência social associadas à Igreja Católica é de 103.951 e inclui: 5.377 hospitais e 13.895 dispensários; 504 leprosários; 15.566 lares para idosos, doentes crônicos e pessoas com deficiência; 10.858 creches; 10.827 centros de aconselhamento matrimonial; 3.147 centros de educação social ou reabilitação; e 35.184 outras instituições. Os números impressionam!

​Igreja Católica estanca a sangria? Até mesmo no Brasil. Os evangélicos já não crescem como antes. O crescimento desacelerou devido a um número acentuado de iniciativas por parte dos Bispos e Sacerdotes católicos. O que significa uma sangria? Em termos religiosos significa algo que está se esvaindo, perdendo fiéis de forma contínua. Nos últimos anos o Brasil viu uma verdadeira proliferação de Igrejas Evangélicas especialmente as de cunho pentecostal ou neopentecostal. O que poderia justificar a contenção do crescimento evangélico por parte da Igreja Católica? O aumento considerável da atuação das emissoras de rádio e TVs de cunho católico. Parece que a aquisição de meios de comunicação por parte dos evangélicos cessou ou também parou de crescer. Tem também o fato da religião católica possuir maior capilaridade e envolvimento com instituições de saúde, educação e mecanismos de “controle social”.

​Igreja Católica Apostólica Romana estanca a sangria? Nos últimos anos, sobretudo de 2020 a 2025 verifica-se uma maior movimentação formativa de reforço doutrinal. Já não importa apenas a quantidade, mas a qualidade do rebanho. O processo de catequese foi aprimorado e as redes sociais possibilitaram um maior contato com o rebanho. Existe até um movimento de retorno ao catolicismo sendo exaltado e evidenciado. Em suma a contenção da sangria não necessariamente significa o retorno à hegemonia religiosa. Os protestantes e evangélicos tradicionais continuam em crescimento e de maneira especial as Igrejas de cunho tradicional. Presbiterianos e Batistas calvinistas continuam avançando em setores cruciais da sociedade através de Universidades, Seminários de formação Clerical, Faculdades e Escolas confessionais.

​Igreja estanca sangria? A reflexão deve ser em outra ótica. Qual a real presença cristã na sociedade contemporânea? Quem de fato ainda respeita ou atribui valor exponencial à religiosidade ou às religiões? Certo mesmo é a certeza de que o Evangelho continua transformando vidas e gerando forte impulsionamento vital. A crença possibilita pessoas que se tornam “verdadeiros freios de contenção” no Mundo atual cheio de transformações que nem sempre levam em conta o maior dom de Deus: a VIDA humana!

Por Josenildo Melo

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes