As oposições prosseguem fragilizadas. E o primeiro sinal é o troca troca do candidato à Chapa Majoritária para Governador do Estado. Apresentaram a ex-Vice Governadora Margareth Coelho como uma candidata imbatível para enfrentar Rafael. Ela também perderia a eleição. E agora já apresentam como candidato viável para enfrentar Rafael Fonteles o ex-prefeito de Floriano Joel Rodrigues, que também não é páreo para Rafael, portanto, embora um bom político e gestor público, mas não tem massa política e capilaridade estadual para combater a liderança do Governador do Estado.
Entretanto, há de se convir que Joel teve um desempenho extraordinariamente louvável na eleição de 2022 como candidato ao Senado Federal, enfrentando o atual Ministro Wellington Dias (PT), porém terminou perdendo para o ex-Governador e atual Ministro Wellington Dias. No entanto, embora a vantagem significativa auferida relativamente a Wellington Dias para a eleição ao Senado, também perdeu a eleição. Wellington Dias venceu demonstrando ter maior liderança e capilaridade em todo o Piauí.
Se as oposições estão pensando em apostar na impopularidade do Governo Lula, para ganhar a eleição majoritária no Estado, podem tirar o “cavalo da chuva” porque Rafael ganhará a eleição no primeiro turno, embora as especulações oposicionistas de que o seu governo e a sua gestão estão fragilizadas e sem apoio da sociedade, o que também não procede.
As oposições perderam o prefeito de Parnaíba, o qual conversava com o Governador Rafael. E a deputada estadual Graça Moraes Souza, filha de Mão Santa, está se filiando ao MDB, partido da base política do Governo. Os adversários de Rafael, embora contem com o maior Colégio Eleitoral do Piauí, Teresina, isto não lhes garante vitória em 2026, embora o maior Colégio Eleitoral do Estado. Contudo, o prefeito Sílvio Mendes de Teresina perdeu a eleição majoritária de 2014 exatamente para Rafael.
Ademais, em Teresina, há muito voto de Rafael, não induzindo compreender que Sílvio Mendes dentra 100% de votos em Teresina.
O PT, embora não sendo majoritário em votos em Teresina, o Governador Rafael Fonteles detém forte liderança na Capital pelos programas, planos e projetos que vem implantando na Capital, notadamente em associações, assentamentos e comunidades, tradicionalmente esquecidas pelos prefeitos de Teresina, no passado.
E, embora o alinhamento político do Governador Rafael com o presidente da República, Rafael é detentor de enorme prestígio em todo o Estado, independentemente do presidente Lula; o Governador tem visibilidade, capilaridade e liderança em todo o Piauí; Inclusive para ganhar a eleição independente do apoio político e financeiro de Lula. Rafael tem mais prestígio político no Piauí que o presidente Lula.
Compreendo ainda que a troca de Joel Rodrigues por Margarete Coelho não agregará muita coisa e tampouco aumentará os votos de Joel Rodrigues a ponto dele ser vitorioso no evento eleitoral de outubro de 2026.
E, aliás, a favor de Rafael corre um fato ou fator político consolidado de que da eleição e da sua reeleição vitoriosa até Rafael nenhum candidato postulante do situacionismo perdeu o evento eleitoral e Rafael também será vencedor, ganhando a reeleição em 2026.
Magno Pires é membro da Academia Piauiense de Letras-APL, advogado da União (aposentado), Ex-Secretário de Administração do Piauí e ex-presidente da Fundação CEPRO, professor, jornalista e ex-advogado da Cia. Antárctica Paulista (hoje AMBEV) por 32 anos consecutivos, atual Diretor-geral do Instituto de Saneamento Básico do Estado do Piauí.




