Brasil, 14 de novembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Walmart anuncia aposentadoria de Doug McMillon e troca de comando

Doug McMillon deixará o cargo de CEO do Walmart em fevereiro, sendo substituído por John Furner, enquanto a empresa acelera sua transformação digital

O atual diretor-presidente do Walmart, Doug McMillon, anunciou que se aposentará em fevereiro de 2025, encerrando uma era de mais de uma década à frente da maior rede de varejo do mundo. Ele será substituído por John Furner, atual chefe das operações nos Estados Unidos, considerado o herdeiro natural para o cargo.

Transformação digital e desafios do novo comando

Furner, de 51 anos, assume o comando do Walmart no momento em que a empresa enfrenta uma rápida transformação impulsionada pela inteligência artificial (IA), uma economia americana instável e uma força de trabalho global em evolução. A companhia recentemente firmou uma parceria com a OpenAI, buscando integrar a automação de forma a manter sua estabilidade de aproximadamente dois milhões de funcionários globalmente.

Segundo Joseph Feldman, analista do Telsey Advisory Group, Furner é um “veterano do Walmart e a escolha lógica” para liderar essa nova fase. A direção da empresa afirma que essa transição faz parte do planejamento estratégico, seguindo o padrão de mudanças anteriores no final do ano e incluindo uma fase de assessoria após a saída do CEO.

Reação do mercado e perspectivas para a gestão de Furner

Apesar do otimismo, as ações do Walmart caíram até 3,6% nesta sexta-feira, refletindo a instabilidade do mercado diante da mudança no alto comando. O analista David Bellinger, da Mizuho, destacou que “a transição de CEO sinaliza que o Walmart está encerrando seu capítulo de construção de uma base digital sólida e agora entra na etapa de intensificação e aceleração da transformação impulsionada pela IA”, um processo que pode durar uma década.

McMillon, que conquistou seu espaço na liderança da gigante varejista em 2014, é reconhecido por ter impulsionado a transformação digital do Wal-Mart, integrando negócios de comércio eletrônico, publicidade e programas de fidelidade, além de aprimorar as condições trabalhistas de seus funcionários. Desde sua chegada ao comando, as ações do Walmart mais do que quadruplicaram, com valorização de 13% neste ano até o fechamento de quinta-feira.

Legado e próximos passos

Ao anunciar sua aposentadoria, McMillon afirmou que trabalhou com Furner por 20 anos e confia na capacidade deste de conduzir a empresa para o próximo nível. Ele continuará no conselho até junho de 2025 e atuará como assessor de Furner até o fim do ano fiscal de 2026. A previsão é de que o sucessor de Furner como líder das operações nos EUA seja antecipado antes do encerramento do atual ciclo fiscal.

Greg Penner, presidente do conselho do Walmart, destacou que “John Furner é o líder certo para conduzir o Walmart ao nosso próximo capítulo de crescimento e transformação”. De acordo com a empresa, a mudança reflete uma estratégia de longo prazo focada na inovação e na aceleração dos esforços liderados pela inteligência artificial.

A saída de McMillon marca o fim de uma fase de estabilização e inovação, em que o executivo conseguiu consolidar a presença digital do Walmart e melhorar as condições de trabalho enquanto enfrentava os desafios de um mercado global competitivo.

Mais detalhes sobre a transição podem ser acompanhados neste link oficial.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes