Brasil, 13 de novembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Quando os beneficiários do SNAP podem esperar o pagamento?

Com o fim do impasse político, milhões de beneficiários poderão receber suas refeições, mas o calendário varia por estado

Com o encerramento do maior shutdown da história do governo dos EUA, o financiamento para programas de assistência alimentar, como o SNAP, foi restabelecido, trazendo esperança para milhões de americanos que dependem do benefício. Ainda assim, o momento exato de os beneficiários receberem os pagamentos de novembro ainda não está totalmente definido e pode variar dependendo do estado.

Prazo para liberação dos benefícios do SNAP após a retomada do governo

Segundo um porta-voz do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a maioria dos estados receberá os fundos do SNAP em até 24 horas após a reabertura oficial do governo federal. A Food Research & Action Center (FRAC), organização que atua na defesa de políticas contra a fome relacionada à pobreza, estima que o pagamento aos beneficiários pode ocorrer em alguns dias ou até uma semana, dependendo da agilidade de cada estado.

Atualmente, pelo menos 19 estados e o Distrito de Colúmbia já realizaram o pagamento completo de benefícios para novembro, após uma ordem judicial federal que obrigou o governo a financiar o programa integralmente. Porém, essa decisão foi posteriormente suspensa pelo Supremo Tribunal. Outros estados têm disponibilizado benefícios parciais.

Impactos da incerteza e dificuldades enfrentadas pelos beneficiários

A incerteza sobre o pagamento do SNAP criou uma rotina de confusão e preocupação nos últimos dias, especialmente entre os mais vulneráveis. Copper Wiley, residente na Califórnia, afirmou que, sem o auxílio do programa, sua família “passaria fome”. Wiley, com 43 anos, enfrenta problemas de saúde e dificuldades para manter um emprego compatível com suas necessidades médicas, recorrendo ao benefício há aproximadamente uma década.

“Os serviços em Marin, uma das áreas mais ricas da Califórnia, são tão subfinanciados e fragmentados que meu segundo emprego, além de procurar uma vaga que acomode minhas condições, é justamente tentar obter ajuda,” relatou Wiley à TIME por e-mail. “Recebo 300 dólares por mês, o máximo permitido pelo estado, o que dá para comprar algumas coisas no supermercado, se estiver cuidando da minha saúde, ou o suficiente para manter minha alimentação básica.”

Perspectivas para os próximos dias

Apesar da aprovação do pacote de gastos, a falta de uma data precisa faz com que beneficiários aguardem com ansiedade. A expectativa é que, após a reabertura do governo, os pagamentos do SNAP sejam feitos de forma rápida, evitando uma crise de insegurança alimentar em meio às incertezas legislativas.

Especialistas afirmam que a retomada eficiente dos benefícios é fundamental para evitar um agravamento da insegurança alimentar, que impacta especialmente famílias de baixa renda durante períodos de instabilidade política.

Ainda, o governo federal promete publicar em breve um detalhamento oficial do calendário de pagamentos para os próximos dias, garantindo maior clareza sobre a data de liberação dos recursos.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes