Brasil, 13 de novembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Paróquia de Santa Edwiges é instalada em Teresina

Nesta quarta-feira (12), aconteceu a instalação Canônica da Paróquia Santa Edwiges, localizada no bairro Vamos Ver o Sol, na zona Sul da capital piauiense. A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques Filho, e contou com a participação dos diáconos, padres e da comunidades local. A paróquia tem com como administradores o padre Cabrini e o diácono Ciro José Braga.

De acordo com Dom Juarez Marques, a comunidade forma uma paróquia.

“A comunidade forma uma paróquia que tem característica missionária. Agora, não podemos esquecer que uma paróquia tem a obrigação de formar discípulos pelo meio do evangelho”, frisa.

Dom Juarez destacou que paróquia é local de acolhimento.

“Uma paróquia é lugar de acolhimento. É sinal de amor de Deus. É lugar de gratidão. Na paróquia, a gente se encontra com Cristo na Eucaristia”, frisa.

Padre Cabrini, primeiro pároco da Paróquia de Santa Edwiges, ressaltou o trabalho de grupo da comunidade.

“Encontrei aqui uma comunidade organizada, de pessoas disponíveis, com ações missionárias de fé. A paróquia não anda só com padres. A paróquia só se desenvolve com a presença da comunidade e estamos aqui para acolher”, explica.

Fotos: Instagram\Paróquia de Santa Edwiges

Fundação


A Diaconia de Santa Edwiges foi fundada em 11/02/2013, sendo que este ano se tornou Área Pastoral e agora é elevada à Paróquia. Durante este período, vários diáconos e sacerdotes administraram a instituição religiosa.

A vida de Santa Edwiges

Santa Edwiges nasceu em 1174 na Alemanha e pertencia a uma família nobre. Casou-se com Henrique I, Duque da Silésia, e juntos tiveram sete filhos. Mesmo vivendo em um ambiente de poder e riqueza, Edwiges manteve uma vida humilde e dedicada à fé. Ela fundou hospitais, conventos e ajudou a construir igrejas, sempre preocupada com os mais necessitados. Após a morte de seu marido, Santa Edwiges se retirou para um convento, onde viveu até sua morte em 1243.

Além de sua caridade, Edwiges é lembrada por sua forte fé e devoção a Deus. Durante sua vida, ela acreditava na importância de servir ao próximo e de dedicar seus recursos para o bem coletivo. Por isso, sua intercessão é solicitada principalmente por aqueles que enfrentam dificuldades financeiras, com a crença de que ela pode auxiliar na conquista de estabilidade e equilíbrio material.

Orações para Santa Edwiges

“Santa Edwiges, vós que na terra fostes o amparo dos pobres, a ajuda dos desvalidos e o socorro dos endividados, e no Céu agora desfrutais do eterno prêmio da caridade que em vida praticastes, suplicante te peço que sejais a minha advogada, para que eu obtenha de Deus o auxílio de que urgentemente necessito. Fazei que a miséria que me cerca se afaste de mim. Santa Edwiges, a vós recorro; vós que sois a única que no Céu tereis a felicidade de abraçar a Jesus Cristo, alcançai-me de Deus o auxílio de que urgentemente necessito. (Fazer o pedido). Alcançai-me também a suprema graça da salvação eterna. Santa Edwiges, rogai por nós. Amém.”

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes