O estado do Ceará se destaca mais uma vez no cenário educacional brasileiro. Na mais recente edição da Olimpíada Brasileira de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr), três professores da rede pública conquistaram medalhas de ouro, colocando o estado como o segundo com mais reconhecimentos na competição. Os vencedores são Rodolfo Soares Teixeira, da Escola Estadual de Educação Profissional Antônio Tarcísio Aragão, em Ipu; Breno Ricardo Oliveira Marques, e Renato Oliveira Targino, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Fortaleza. O anúncio das medalhas foi feito no último sábado (8), durante uma cerimônia virtual que reuniu educadores de todo o país.
Ceará se destaca na Olimpíada Brasileira de Professores de Matemática
A OPMBr, idealizada por ex-alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática, procura valorizar e promover práticas inovadoras no ensino da matemática. A competição deste ano contou com a participação de mais de 1.200 professores, que foram avaliados em três etapas: uma prova escrita, a apresentação de um vídeo sobre suas práticas pedagógicas e uma entrevista com especialistas, incluindo o ex-ministro da Educação, Cristovam Buarque.
Como parte da premiação, os 20 medalhistas de ouro terão a oportunidade de participar, em maio de 2026, de um intercâmbio técnico e cultural em Xangai, na China. Durante essa experiência, os professores conhecerão o Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC Unesco), na Universidade Normal da China.
Perfis dos medalhistas de ouro do Ceará
Rodolfo Soares Teixeira, com 15 anos de experiência, utiliza abordagens criativas em suas aulas para engajar os alunos na matemática. Ele valoriza atividades lúdicas, como o Dia do Pi, comemorado em 14 de março, e o Dia da Matemática, em 6 de maio, onde incorpora música e competições no aprendizado. Rodolfo acredita que essas iniciativas não apenas tornam as aulas mais divertidas, mas também ajudam os alunos a se familiarizarem com a temática matemática desde cedo. “Ser medalhista de ouro a nível nacional é um reconhecimento que vai além de mim; é uma vitória para meus alunos e nossa escola”, afirma.
Renato Oliveira Targino, por outro lado, relata sua trajetória de superação; ele mesmo enfrentou dificuldades com a matemática na escola. Para ele, a medalha representa o esforço conjunto de alunos e colegas. “O reconhecimento é um estímulo, e me lembro com carinho de todo suporte que recebi. A matemática está presente no nosso cotidiano e ensinar isso aos alunos é a minha missão”, destaca Renato.
Breno Ricardo Oliveira Marques descreve sua vitória como uma emoção inigualável. Ele já havia participado da competição no ano anterior, quando ganhou a medalha de bronze. Agora, além do reconhecimento individual, ele enfatiza a importância do trabalho em equipe, tanto entre os educadores quanto entre os alunos. “Acreditar no poder transformador da educação é fundamental, e essa conquista é um reflexo disso”, comenta.
A importância do ensino de Matemática e suas metodologias
A educação matemática é fundamental na formação de cidadãos críticos e preparados para o mercado de trabalho. As novas metodologias aplicadas por Rodolfo, Renato e Breno não apenas ajudam os alunos a entender conceitos matemáticos, mas também os incentivam a desenvolver habilidades essenciais, como raciocínio lógico e capacidade de resolução de problemas.
O investimento em olimpíadas científicas e a valorização de práticas pedagógicas inovadoras tornam-se vitais para inspirar os jovens a se interessarem pela Matemática. Cada um dos professores utiliza estratégias únicas e adaptadas ao seu contexto, mostrando que é possível trabalhar a matemática de forma lúdica e acessível, criando um ambiente de aprendizado positivo e motivador.
A história dos professores cearenses na Olimpíada Brasileira de Professores de Matemática é um lembrete do impacto que uma boa educação pode ter na vida dos alunos e na sociedade como um todo. O Ceará, assim, se reafirma como um celeiro de talentos e iniciativas que já inspiram a nova geração a sonhar e conquistar mais no campo da educação.
A cerimônia de premiação não apenas celebra as conquistas individuais, mas também reforça a importância da formação continuada e do apoio mútuo entre educadores. Esses professores representam a esperança e a dedicação de muitos outros que se esforçam diariamente para transformar a educação no Brasil.
Com o futuro cheio de promessas, todos os olhos estão voltados para as iniciativas que surgirão com o retorno dos medalhistas ao Ceará, onde os ensinamentos e experiências adquiridos certamente beneficiarão ainda mais os alunos e suas comunidades.
Esses educadores do Ceará são verdadeiros exemplos de como a paixão pela educação e a dedicação podem resultar em ações que vão além das salas de aula, contribuindo para a transformação da sociedade.


