Brasil, 13 de novembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Mauro Vieira aguarda confirmação oficial sobre fim da tarifa dos EUA sobre café

Ministro das Relações Exteriores do Brasil afirma que ainda não recebeu notificação oficial sobre possíveis mudanças na tarifa americana sobre o produto brasileiro

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta quarta-feira (12) que o Itamaraty ainda não foi oficialmente informado sobre a eventual redução da tarifa extra imposta pelos Estados Unidos ao café brasileiro. Vieira está no Canadá, onde participa de encontro de chanceleres do G7 e se reuniu com seu colega dos EUA, Marco Rubio.

Expectativa de redução de tarifas e reação do Brasil

Após o encontro, Vieira declarou que “todas as notícias relativas a tarifas, à redução e à volta ao ambiente anterior são sempre auspiciosas e muito bem-vindas”. Ele acrescentou: “Não fomos abordados por nenhuma autoridade até o momento, mas espero que isso esteja em andamento — vai para a nossa embaixada em Washington e a nossa em Brasília. É uma notícia muito importante para a economia brasileira.”

Declarações de Trump sobre tarifas de café

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, havia mencionado na terça-feira (11) a intenção de reduzir “algumas tarifas” sobre as importações de café, sem detalhes específicos ou prazos. Em entrevista à Fox News, Trump comentou que pretende facilitar a entrada do produto no mercado americano, destacando que “os custos estão bem mais baixos” e a redução será “cirúrgica”.

Contexto das tarifas e relação com o Brasil

O Brasil é o principal fornecedor de café para os EUA, mas sofre uma sobretaxa de 50% impostas por Trump sobre as importações do produto brasileiro. Essa sobretaxa elevou os preços do café nos Estados Unidos, contribuindo para a alta da inflação no setor nos últimos meses.

No último dia 4, durante encontro na Malásia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, caso as negociações não avancem até o fim da COP30, em Belém, entrará em contato novamente com Trump. Os Estados Unidos, por sua vez, não enviaram representantes à conferência do clima.

Até o momento, o Brasil aguarda uma confirmação oficial do governo americano sobre a possível redução das tarifas, que será fundamental para reequilibrar as relações comerciais e evitar impactos negativos ao setor cafeeiro nacional.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes