Brasil, 13 de novembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Bispo Kevin Rhoades é eleito secretário da Conferência dos Bispos dos Estados Unidos

Bispo Rhoades assume papel de liderança na USCCB, apoiando causas de liberdade religiosa e questões sociais relevantes

Na Assembleia Plenária de outono, realizada nesta quarta-feira (12), o bispo Kevin Rhoades, da Diocese de Fort Wayne-South Bend, Indiana, foi eleito secretário da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB). A eleição ocorreu durante discussões que também definiram a liderança de seis comitês importantes da conferência.

Os principais nomes da direção da USCCB

Na mesma ocasião, os bispos elegeram o arcebispo Paul Coakley, de Oklahoma City, como presidente da conferência, e o bispo Daniel Flores, de Brownsville, Texas, como vice-presidente. As nomeações reforçam o alinhamento da liderança episcopal com temas de defesa da liberdade religiosa e questões sociais.

Posições de Rhoades na defesa da liberdade religiosa

Kevin Rhoades, que já presidiu o Comitê sobre Liberdade Religiosa, tem sido uma voz crítica às políticas do governo que impõem mandados relacionados ao aborto e anticoncepção. Segundo< a href="https://www.usccb.org/news/2024/no-employer-should-be-forced-participate-abortion-says-bishop-rhoades" target="_blank" rel="noopener noreferrer">ele, tais políticas ameaçam a liberdade de organizações religiosas. O relatório anual da USCCB deste ano também destacou preocupações com políticas de ideologia de gênero e imigração, consideradas entraves à liberdade de expressão religiosa.

Nova liderança do Comitê de Liberdade Religiosa

O arcebispo Alexander Sample, de Portland, Oregon, foi eleito presidente do Comitê de Liberdade Religiosa, embora tenha ocorrido um empate com o bispo Michael Sis, de San Angelo, Texas. Sis optou por abrir mão da candidatura após o procedimento de desempate favorecer o mais velho, deixando a vaga para Sample, que assumirá o cargo em 2026.

Outras nomeações importantes

Nas demais eleições, os vencedores atuarão como presidentes-eleitos por um ano, enquanto os atuais concluem seus mandatos. Além de Rhoades, outros líderes foram escolhidos: o arcebispo Borys Gudziak, de Filadélfia, foi eleito presidente-adjunto do Comitê de Justiça e Paz Internacional. Ele representa uma comunidade ucraniana que sofre com a invasão russa, e sua liderança é vista como importante para a causa.

O arcebispo Jeffrey Grob, de Milwaukee, assume como presidente do Comitê de Assuntos Canônicos e Governo Eclesiástico. O bispo auxiliar Peter Smith, de Portland, Oregon, será presidente do Comitê de Iniciativas Ecumênicas e Inter-religiosas, e o bispo William Wack, da Diocese de Pensacola-Tallahassee, foi eleito presidente do Comitê de Evangelização e Catequese. Já o bispo eleito Mark O’Connell, de Albany, Nova York, liderará o Comitê de Proteção de Crianças e Jovens.

Essas nomeações reforçam a continuidade das atuações da USCCB em temas de liberdade religiosa, justiça social e proteção dos mais vulneráveis, enquanto a conferência busca fortalecer sua presença nos debates sociais e políticos do país.

Leia mais em fonte.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes