O Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) promovem, nos dias 13 e 14, a 1ª Semana da Autocomposição. O evento tem como objetivo compartilhar experiências e debater boas práticas de conciliação, mediação e justiça restaurativa no âmbito do tribunal.
Participação de autoridades e programação do evento
A abertura contará com a presença da ministra Nancy Andrighi, coordenadora-geral do Cejusc/STJ, e dos ministros supervisores das câmaras do tribunal: Sebastião Reis Júnior, Marco Buzzi e Paulo Sérgio Domingues. Durante os dois dias, o evento incluirá palestras, painéis e oficinas focadas na promoção da cultura da paz e na resolução alternativa de conflitos.
Atividades do primeiro dia
No dia 13, as atividades acontecerão das 9h às 17h, nas Salas de Reuniões Corporativas e de Videoconferências I. À tarde, será realizada a Oficina de Justiça Restaurativa, promovendo um espaço de troca de experiências e boas práticas nesse campo.
Agenda do segundo dia
No dia 14, as ações terão início às 9h45, na Sala de Reuniões Corporativas, com abertura conduzida pelo ministro Marco Buzzi. O encerramento será feito pelos servidores do Cejusc/STJ, que também terão a responsabilidade de entregar os certificados do Curso de Boas Práticas para Mediadoras e Mediadores.
Transmissão e inscrições
O evento será transmitido ao vivo pelo canal do STJ no YouTube. As inscrições podem ser realizadas pelo site do tribunal, nas modalidades presencial (clique aqui) ou online (clique aqui).
A iniciativa busca fortalecer a cultura da paz e promover práticas de resolução de conflitos mais eficazes no sistema judiciário brasileiro.














