A partir da próxima segunda-feira, dia 10 de novembro, a EPTV dará início à sua nova série de reportagens intitulada “Amazônia – mãe da ciência”. Esta estreia coincide com a 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30, que será realizada em Belém, no Pará. A série destacará a relevância da Amazônia, a maior floresta tropical do planeta, como fonte de inspiração para inovações científicas brasileiras essenciais para enfrentar os desafios ambientais do futuro.
A nova série da EPTV
A série será composta por cinco episódios que serão exibidos no EPTV 2, todos os dias às 19h10. Com um formato multiplataforma, os episódios poderão ser acompanhados não apenas na televisão, mas também no g1 e nas emissoras de rádio CBN de Campinas e Ribeirão Preto. A narrativa será guiada pela voz da renomada cantora Fafá de Belém, que, em sua performance, representa a Amazônia como uma mãe que acolhe, observa e alerta.
Fafá, que nasceu em Belém e tem se destacado como uma defendora da Amazônia e da cultura paraense, será uma presença constante em todos os episódios. Além de sua atuação artística, Fafá participará da COP30 como embaixadora cultural, simbolizando a diversidade e a riqueza da região amazônica para o mundo.
Conteúdo da série
Cada episódio da série abordará uma pesquisa inovadora realizada por cientistas que participarão da COP30. Alguns dos temas que serão explorados incluem:
- AmazonFACE: uma “máquina do tempo” no meio da floresta, que prevê mudanças climáticas;
- Crédito de carbono: uma análise sobre a importância da mitigação do aquecimento global;
- Bioeconomia: como os recursos naturais da Amazônia podem ser utilizados de forma sustentável;
- O poder das sementes: o impacto da biodiversidade na sobrevivência do planeta;
- O peixe-boi que produz etanol: uma inovação que pode trazer soluções energéticas alternativas.
Um dos destaques na série será a participação exclusiva da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, que compartilhará sua visão sobre a urgência da preservação ambiental e a relevância do conhecimento científico brasileiro no enfrentamento das crises climáticas.
Bastidores das gravações
As gravações para a série começaram em julho de 2025, lideradas pelo jornalista Heitor Moreira e pelo repórter cinematográfico Jefferson Souza. Ao longo das filmagens, mais de 10 especialistas foram entrevistados, tanto na área de cobertura da EPTV quanto em Manaus, acrescentando uma perspectiva rica e diversificada à narrativa da série.
Serviço
Não perca a série “Amazônia – mãe da ciência”!
Quando: 10 a 14 de novembro, a partir das 19h
Onde: Jornal da EPTV 2ª edição, disponível nas quatro emissoras das regiões de Campinas, Ribeirão, São Carlos e sul de Minas Gerais. O conteúdo também será veiculado no g1 e nas rádios CBN Campinas e CBN Ribeirão Preto.
Esta série representa uma importante oportunidade para refletirmos sobre a riqueza e a importância da Amazônia e, ao mesmo tempo, reforçar a necessidade urgente de proteção e preservação deste ecossistema único para as futuras gerações.


