Brasil, 4 de fevereiro de 2026
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Onda de ar frio atípica traz queda de temperaturas no Brasil

Uma onda de ar frio deve afetar diversas regiões do Brasil, trazendo queda brusca nas temperaturas e risco de tempestades.

Nos próximos dias, uma onda de ar frio atípica promete causar uma reviravolta no clima de várias regiões do Brasil. Com previsão de queda acentuada nas temperaturas e a possibilidade de tempestades, este fenômeno já começou a se manifestar no Sul e deve se intensificar ao longo do fim de semana. As informações são do Meteored.

Formação do ciclone e impacto no clima

No início desta semana, um ciclone extratropical começou a se formar no oceano, após a movimentação de uma área de baixa pressão, o que permitiu a entrada de ar mais frio no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina. A previsão é que, a partir desta quinta-feira (6/11), o sistema ganhe força, se deslocando para leste e ajudando a propagar o ar gelado por outras regiões do país.

Tempestades e queda brusca nas temperaturas

A frente fria associada ao ciclone será responsável por provocar tempestades com raios e ventos fortes, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. No entanto, nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, os termômetros poderão registrar temperaturas abaixo dos 10°C. Apesar do resfriamento intenso, não há previsão de geadas neste primeiro momento.

Quando o frio avança para novos estados

Nesta sexta-feira (7/11), a massa de ar frio atingirá o leste do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e o Espírito Santo. A queda nas temperaturas mínimas deverá ser mais perceptível durante a madrugada e nas primeiras horas do dia, com previsões de mínimas que variam entre 12°C e 15°C nas áreas impactadas.

Segunda onda de frio pode ser ainda mais abrangente

Entre sexta (7/11) e domingo (9/11), uma nova massa de ar frio deve avançar pelo país, afetando praticamente todo o Sul, grande parte do Sudeste e também o Centro-Oeste, com destaque para o Mato Grosso do Sul. Essa segunda onda de frio é capaz de provocar geadas tardias, especialmente em regiões de maior altitude da serra gaúcha e catarinense. No momento, os modelos climáticos não indicam riscos significativos para áreas agrícolas extensas.

Previsões para o início de novembro

Além disso, as projeções climáticas indicam que, entre os dias 10 e 17 de novembro, as temperaturas devem continuar abaixo da média esperada para essa época do ano, especialmente nas áreas do Sul, Mato Grosso do Sul e partes do Sudeste. Portanto, mesmo em pleno novembro, um mês geralmente associado ao calor, o Brasil enfrentará dias com clima de inverno fora de época.

Com esta onda de ar frio, os brasileiros devem se preparar para temperaturas inesperadas e para um clima que não condiz com o que normalmente se espera em novembro. A natureza nos ensina, mais uma vez, que podemos sempre nos surpreender.

Se você quer saber mais sobre as previsões do tempo e como isso pode afetar seu dia a dia, acompanhe nossas atualizações.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes