A Receita Federal começará a pagar nesta sexta-feira (31) o lote residual de restituições do Imposto de Renda de 2025, referente a declarações enviadas fora do prazo e com pendências resolvidas, além de restituições de exercícios anteriores. O valor total a ser liberado é de R$ 602,9 milhões para 248.894 contribuintes.
Quem receberá o pagamento do lote residual do IR 2025
Ao todo, R$ 349,3 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade legal, incluindo:
- 6.627 idosos acima de 80 anos
- 36.714 contribuintes entre 60 e 79 anos
- 5.040 pessoas com deficiência física ou mental ou moléstia grave
- 10.871 contribuintes cujo principal rendimento seja o magistério
- 158.775 beneficiários que utilizaram declaração pré-preenchida ou optaram por receber via PIX
Outros 30.867 contribuintes, que não possuem prioridade nesta etapa, também receberão o pagamento.
Como consultar a situação da restituição do IR 2025
Para verificar se sua restituição foi liberada, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal e clicar na opção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A página fornece orientações e canais de atendimento, além de possibilitar uma consulta simplificada ou detalhada pelo extrato de processamento, disponível no e-CAC.
O aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones também permite consultar a situação da restituição e verificar pendências cadastrais do CPF em tempo real.
Malha fina e pendências na declaração
Ao consultar a restituição, o contribuinte poderá descobrir se há alguma pendência que impede o pagamento, indicando que sua declaração caiu na “malha fina”. Para verificar essa situação, o contribuinte deve acessar o extrato pelo e-CAC, selecionar “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”, na aba “Processamento”, e clicar em “Pendências de Malha”.
Para acesso ao extrato do IR, é necessário usar o código de acesso gerado na Receita Federal ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.
Declarações com inconsistências só terão as restituições liberadas após a correção pelo contribuinte ou apresentação de comprovação de que as informações estão corretas.
Prazo e formas de resgate do valor
O pagamento será feito apenas em conta bancária de titularidade do contribuinte, para evitar erros ou problemas na transferência. Caso o contribuinte não consiga o crédito na primeira tentativa, poderá reagendar o pagamento pelo portal do Banco do Brasil, em até um ano, usando os canais de atendimento: https://www.bb.com.br/irpf ou pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficiência auditiva).
Se o valor não for resgatado no prazo de um ano, o contribuinte deverá solicitar o pagamento pelo e-CAC, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Para mais informações, acesse a página oficial da Receita Federal ou consulte o artigo completo neste link.
 
 
 
 

