Em meio ao shutdown do governo dos Estados Unidos, a organização Católica Charities USA (CCUSA) iniciou uma campanha emergencial de arrecadação de fundos para apoiar aqueles que perderão o acesso ao programa de assistência alimentar SNAP a partir de 1º de novembro. A medida afeta cerca de 41,7 milhões de pessoas mensalmente, segundo dados do Departamento de Agricultura (USDA).
Impacto da suspensão de ajuda alimentar e mobilização humanitária
Com o encerramento do financiamento, famílias de baixa renda que dependem do SNAP e do programa WIC terão dificuldades ainda maiores para garantir alimentos às suas mesas. “Para famílias que dependem do SNAP e do WIC, esse pode ser um momento catastrófico”, afirmou Kerry Alys Robinson, presidente e CEO da CCUSA, em nota oficial publicada em 30 de outubro. “A rede de Católicas Caridades está pronta para ajudar nossos irmãos e irmãs vulneráveis neste momento de necessidade extrema.”
As contribuições arrecadadas serão direcionadas para compras e envio de alimentos às agências que operam bancos de alimentos, cozinhas comunitárias e programas de entrega de refeições em todo o país. Segundo o USDA, o programa SNAP alimentou uma média de 41,7 milhões de pessoas por mês em 2024, ou cerca de 12,3% da população americana.
Consequências e panorama político
Robinson destacou que “o shutdown do governo não é apenas uma disputa política, mas tem consequências graves para milhões de pessoas, incluindo trabalhadores federais e famílias em situação de pobreza que terão sua situação agravada”.
Além disso, há sinais de que o USDA deixou de lado seu plano de contingência para manter o SNAP operando em caso de shutdown; documentos apontam que, apesar de anteriores recomendações, o órgão não usará fundos de emergência para sustentar o programa na previsão orçamentária de 2026, conforme reportagem da Axios. A agência afirmou que “o fundo de contingência não está disponível para suportar benefícios regulares do ano fiscal de 2026”.
Especialistas alertam que, já sobrecarregadas, as agências de assistência alimentar “enfrentam uma crise ainda maior”, pois a expectativa é de um aumento imediato na demanda por alimentos em todo o país. Robinson reforçou a necessidade de uma ação bipartidária para reabrir o governo e fornecer ajuda às populações vulneráveis, afirmando que as organizações católicas continuarão a oferecer ajuda humanitária baseada no princípio de misericórdia.
A iniciativa humanitária da CCUSA reforça a importância de ações solidárias em momentos de crise, especialmente quando políticas públicas ficam paralisadas, como destacou a própria organização. Até o momento, não há previsão de retomada dos financiamentos ou novidades significativas no Congresso americano.
 
 
 
 

