Brasil, 2 de dezembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Lula lidera em todos os cenários para as eleições de 2026

Levantamento do Paraná Pesquisas indica liderança de Lula nas preferências eleitorais para a corrida presidencial de 2026.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se destaca nas pesquisas eleitorais para a corrida presidencial de 2026, conforme apontam os dados divulgados nesta segunda-feira (27/10) pelo Paraná Pesquisas. O levantamento ouviu 2.020 eleitores entre os dias 21 e 24 de outubro, revelando que Lula lidera em todos os cenários simulados.

A liderança nas simulações de primeiro turno

No primeiro turno, Lula aparece com 37% da preferência do eleitorado, seguido por Jair Bolsonaro (PL) com 31%. Outros candidatos contabilizam as seguintes porcentagens: o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PSB), com 7,5%; o governador de Santa Catarina, Ratinho Júnior (PSD), com 6%; o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 4,7%; e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), com 3,2%. A pesquisa também indica que 4,8% dos entrevistados não souberam ou não opinaram, e 5,8% se comprometeram a não votar em nenhum dos candidatos ou indicaram a opção de voto em branco ou nulo.

Em um segundo cenário de primeiro turno, em que Lula foi testado principalmente contra Michelle Bolsonaro, o presidente novamente liderou, com 37,3%, enquanto a ex-primeira-dama obteve 28%. Ciro Gomes alcançou 8,2%, Ratinho Júnior, 8,5%, Ronaldo Caiado, 4,2%, e Romeu Zema, 2%. A soma de indecisos pode chegar a 5,5%, e 6,2% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhuma das opções ou optariam por branco ou nulo.

Cenários adicionais de primeiro turno

O terceiro cenário revela que, ao competir com Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula tem uma vantagem significativa, atingindo 37,4% contra 22,3% do governador de São Paulo. Os demais porcentuais são: Ciro Gomes (9%), Ratinho Júnior (8,1%), Romeu Zema (5,7%) e Ronaldo Caiado (4,1%). O grupo dos que não sabem ou não opinaram representa 5,8%, enquanto os que afirmaram não querer votar em nenhum candidato ou que optariam por branco/nulo somam 7,6%.

No quarto e último cenário testado, onde Lula disputa contra Flávio Bolsonaro, o presidente atinge 37,6%, superando o segundo colocado que tem 19,2%. Ratinho Júnior se destaca, alcançando 9,6%, seguido por Ciro Gomes (8,9%), Romeu Zema (6,2%) e Ronaldo Caiado (4,8%).

Resultados do segundo turno

No que se refere às simulações de segundo turno, Lula empata tecnicamente com Jair Bolsonaro, Michelle e Tarcísio, uma vez que a diferença é menor que 4,4 pontos percentuais, que é o limite da margem de erro. Contra Bolsonaro, Lula atinge 44,9%, enquanto Bolsonaro conta com 41,6%. Indivíduos que não sabem ou não opinaram representam 5,7%, e 7,7% afirmam que não votariam em nenhum nome ou escolheriam a opção de branco/nulo.

Simulações específicas de segundo turno

As simulações detalhadas para Lula em segundo turno são as seguintes:

  • Lula x Michelle: Lula 44,7%, Michelle 41,6%; não sabe/não opinou: 5,5%; nenhum/branco/nulo: 8,2%.
  • Lula x Tarcísio: Lula 44,9%, Tarcísio 40,9%; não sabe/não opinou: 6,2%; nenhum/branco/nulo: 8%.
  • Lula x Flávio: Lula 46,7%, Flávio 37%; não sabe/não opinou: 5,8%; nenhum/branco/nulo: 10,4%.

Contexto da pesquisa

Este levantamento segue a tendência observada em outras pesquisas recentes, confirmando Lula como líder nas simulações para as eleições de 2026. Essa pesquisa é a primeira após Lula afirmar, explicitamente, que disputará a reeleição, o que pode lhe conceder seu quarto mandato presidencial.

O anúncio sobre a busca pelo quarto mandato foi feito por Lula durante sua agenda na Indonésia, na última quinta-feira (23/10). Esta declaração ocorreu enquanto o levantamento do Paraná Pesquisas estava sendo realizado. Adicionalmente, o presidente Lula participou de uma agenda externa na Ásia, que incluiu uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com o intuito de discutir tarifas aplicadas aos produtos importados do Brasil.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes