O Consórcio Infraestrutura PR venceu o leilão do lote 4 das Rodovias Integradas do Paraná, realizado na tarde desta quarta-feira (23) na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). A conquista foi oficializada na presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, e do governador do Paraná, Ratinho Junior.
Detalhes do leilão do lote 4 das rodovias paranaenses
Participaram do certame quatro empresas, que apresentaram propostas em papel fechado. A Motiva, antiga CCR, ofereceu um desconto de 9,14% na tarifa do pedágio; a Mota-Engil propôs 6,23%; o Consórcio Infraestrutura PR ofertou 18,52%; e a Reune Rodovias Holding apresentou 21,20%. Como houve mais de uma proposta, o leilão seguiu para o modo viva-voz, onde prevaleceu o lance do consórcio vencedor.
No viva-voz, o Consórcio Infraestrutura PR fez a única oferta do dia, de 21,30%, vencendo a disputa contra a Reune Rodovias Holding, que ofertou um desconto de 21,20%.
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Características da concessão do lote 4
O lote 4 possui 627,52 quilômetros de extensão e inclui três rodovias federais (BR-272, BR-369 e BR-376) e oito estaduais (PR-182, PR-272, PR-317, PR-323, PR-444, PR-862, PR-897 e PR-986). O trecho passa pelas regiões Oeste, Noroeste e Norte do Paraná, ligando a fronteira com o Paraguai, na cidade de Guaíra, até a divisa com São Paulo, em Nova Londrina.
O investimento previsto em contrato é de R$ 18,17 bilhões. A concessionária será responsável por obras de duplicação, inclusão de faixas adicionais, construção de contornos, vias marginais, passarelas de pedestres, acessos e Pontos de Parada de Descanso para caminhoneiros. Segundo informações do Ministério dos Transportes, essa concessão beneficiará 39 cidades e deverá gerar cerca de 156 mil empregos.
Lotes anteriores e próximas concessões
O lote 1 foi vencido pelo grupo Pátria, enquanto o lote 2 teve a proposta única da CCR. O lote 3 foi arrematado pela Motiva, e o lote 6, pelo Consórcio EPR. As próximas etapas incluem a venda do lote 5, prevista para até 30 de outubro, fechando o ciclo de seis concessões simultâneas promovidas pelo governo federal e pelo Paraná.
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O resultado reforça o compromisso do governo com a modernização da infraestrutura de transporte no Paraná, prevendo melhorias na conectividade e na geração de empregos na região.



