A Petrobras venceu o leilão de concessão do terminal RDJ07, localizado no Porto do Rio de Janeiro, ao oferecer um lance de R$ 104 milhões de outorga, contra um lance mínimo de apenas R$ 1.000. O certame ocorreu na B3, em São Paulo, e integra o segundo bloco da carteira de ativos portuários de 2025, promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Detalhes da concessão do terminal RDJ07 e sua importância
O terminal RDJ07 será destinado à movimentação de cargas de apoio logístico offshore para atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural, com investimentos estimados em R$ 99,4 milhões. A concessão terá duração de 25 anos, fortalecendo a presença da Petrobras na região e contribuindo para o desenvolvimento do setor energético brasileiro.
Segundo Fernando Vidal, gerente geral de logística portuária da Petrobras, o Porto do Rio é fundamental para a companhia e teve papel decisivo na construção do Pré-Sal, graças à sua localização estratégica próxima a grandes corredores rodoviários e polos industriais.
Disputa e vencedores do leilão
A disputa pelo terminal RDJ07 foi acirrada. A Petrobras derrotou o consórcio Sul Real GMBL 2025A, que havia oferecido lance mínimo de R$ 1 milhão. Como a diferença de propostas era significativa, a disputa foi levada ao viva-voz, mas a Sul Real GMBL não apresentou novos lances.
Outros leilões na carteira de ativos portuários de 2025
Além do terminal no Rio, também foi leiloado o Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) de Maceió, com lance de outorga de R$ 50 mil, vencido pelo consórcio Britto Macelog III, formado por empresas locais que atuaram sem concorrentes.
O TMP de Maceió passará por modernização com investimentos de R$ 3,75 milhões. A etapa de leilões inclui ainda a concessão do acesso aquaviário do Porto de Paranaguá, no Paraná, que é pioneira por ser o primeiro canal de acesso de um porto leiloado no país. O projeto prevê investimentos de R$ 1,2 bilhão ao longo de 25 anos, com possibilidade de prorrogação por até 70 anos.
Leilão pioneiro do canal de acesso em Paranaguá
O leilão do canal de acesso do Porto de Paranaguá representa uma inovação no Brasil, com investimentos previstos na ordem de R$ 1,2 bilhão. A concessão inclui melhorias significativas, como o aumento do calado do porto de 13,3 metros para 15,5 metros a partir do quinto ano, possibilitando maior capacidade de carga.
O ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, afirmou que a iniciativa inaugura um novo formato de concessão, visando aumentar a eficiência dos portos brasileiros. “Este modelo servirá de exemplo para futuras concessões em Santos, Itajaí, Salvador e Rio Grande”, destacou.
Impactos para a economia e o setor portuário
A expectativa do governo é que os investimentos renovem a atratividade de Paranaguá para operações de exportação e importação, sobretudo de contêineres e produtos do agronegócio. Quando as operações dos três terminais leiloados em abril forem concluídas, a capacidade de escoamento da safra agrícola poderá ser dobrada, aumentando em mais de 20 milhões de toneladas por ano a exportação brasileira.
Hoje, o Porto de Paranaguá movimenta cerca de 2.600 navios por ano, principalmente commodities como soja e proteína animal. A concessão e a modernização visam garantir maior eficiência operacional e ampliar a competitividade do setor portuário nacional.