Brasil, 22 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Leilão do porto de São Sebastião será realizado até abril de 2026

O governo pretende modernizar o Porto de São Sebastião, com geração de empregos e potencial para impulsionar operações portuárias no estado de São Paulo

O leilão do Porto de São Sebastião, no litoral paulista, está previsto para ocorrer até abril de 2026, informou nesta quarta-feira (22) o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. A iniciativa faz parte de um esforço do governo federal para ampliar a capacidade portuária do país e atrair investimentos.

Projeto de modernização e expansão do Porto de São Sebastião

O projeto de arrendamento da área SSB01 contempla a movimentação e armazenagem de granéis sólidos, cargas gerais e contêineres. A modernização inclui melhorias em aproximadamente 426 mil metros quadrados de área operacional, além da construção de um novo píer de atracação, ampliação do pátio, novo sistema de carga e descarga de caminhões e dragagem dos canais de acesso.

Segundo informações do ministério, essa iniciativa deve gerar cerca de 5 mil empregos durante a fase de obras e mais 1,3 mil postos de trabalho permanentes durante a operação do porto.

Perspectivas e reuniões futuras

O ministro silvio Costa Filho destacou que a ideia é transformar a cidade de São Sebastião em um porto multipropósito, com uma modelagem que será definida em uma reunião programada para os próximos dias em Brasília, com a participação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Outros leilões e avanços no setor portuário

Além do leilão de São Sebastião, o ministro participou nesta manhã de outros dois leilões na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3: o arrendamento do RDJ07, no Porto do Rio de Janeiro, vencido pela Petrobras; e a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros em Maceió, vencido pelo consórcio Britto-Macelog II.

À tarde, o ministro também acompanhará o leilão de concessão do acesso aquaviário ao Porto de Paranaguá, no Paraná. Segundo ele, é o primeiro canal de acesso a um porto a ser leiloado no país, com investimentos previstos superiores a R$ 1 bilhão.

Compromisso com os leilões portuários

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva espera realizar um total de 60 leilões portuários até o final do seu mandato, sendo que até o momento já aconteceram 35. “Vamos fazer o equivalente a mais de 60 leilões em quatro anos de governo, fortalecendo não só os grandes portos, mas também descentralizando investimentos por todo o Brasil,” afirmou Silva.

Leilão do Tecon 10

Segundo o ministro, o leilão do terminal de contêineres do Porto de Santos, conhecido como Tecon 10, deve ocorrer até o final deste ano, embora o edital ainda esteja em análise pelo Tribunal de Contas da União. Ele afirmou que visitará o relator do processo, ministro Antonio Anastasia, na próxima semana para acompanhar o andamento.

“Nosso esforço é realizar este leilão entre 15 e 22 de dezembro, pois ele é bastante estratégico para ampliação da capacidade logística do Brasil”, acrescentou Silva.

Para mais informações, acesse o fonte original.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes