Na manhã desta quarta-feira (22), as empresas Petrobras e Britto-Macelog II conquistaram os principais leilões portuários realizados na B3, em São Paulo. As concessões tiveram acompanhamento do ministro Silvio Costa Filho e reforçam o avanço na privatização e modernização da infraestrutura marítima brasileira.
Leilão do arrendamento no Porto do Rio de Janeiro
Um dos leilões teve como foco o arrendamento do terminal RDJ07, localizado no Porto do Rio de Janeiro (RJ). A Petrobras, inicialmente, ofertou R$ 104 milhões pelo período de 25 anos, sendo a única proponente a vencer após disputa em viva-voz.
Segundo informações da Secretaria Nacional de Portos, o arrendamento visa movimentação de carga de apoio offshore para atividades de exploração de petróleo e gás natural. A previsão de investimentos ao longo de 25 anos é de R$ 99,4 milhões.
Entre as ações previstas, estão a demolição de estruturas antigas, construção de novo galpão de pelo menos 3,5 mil metros quadrados, além de melhorias em áreas administrativas, portarias e cercamento. Também estão inclusas a aquisição de equipamentos de grande porte, como seis guindastes, dez empilhadeiras e vinte carretas, além de sistemas de combate a incêndio e uma nova subestação elétrica.
Leilão do Terminal Marítimo de Passageiros de Maceió
Outro destaque foi a concessão do TMP de Maceió, cuja vencedora foi o consórcio Britto-Macelog II, com proposta de outorga de R$ 50 mil. A única proponente neste leilão, a companhia venceu em uma licitação que também abrange o prazo de 25 anos e investimentos previstos de cerca de R$ 3,7 milhões.
O porto de Maceió é conhecido por sua forte movimentação de cruzeiros, recebendo mais de 100 mil passageiros por temporada. Com o leilão, a expectativa é ampliar a capacidade de atendimento, atualmente limitada a 612 passageiros por dia, atraindo novas rotas marítimas e companhias internacionais.
De acordo com o ministro Silvio Costa Filho, esses leilões são essenciais para impulsionar o desenvolvimento do setor portuário brasileiro, promovendo melhorias na infraestrutura e aumentando a competitividade do país no mercado marítimo global.
O ministro ressaltou que o Brasil passa por uma fase de forte volume de concessões portuárias, incluindo projetos estratégicos para o crescimento econômico e geração de empregos. “Queremos transformar todos os nossos portos em centros de excelência e atrair ainda mais investimentos internacionais”, afirmou.
Concessão do canal de Paranaguá e perspectivas futuras
Hoje à tarde, às 14h, ocorre o leilão do canal de acesso aos portos de Paranaguá e Antonina, no Paraná, sendo o primeiro canal de acesso brasileiro a ser leiloado. A concessão envolve investimentos de R$ 1,2 bilhão ao longo de 25 anos, com possibilidade de prorrogação por até 70 anos.
Segundo o ministério, essa iniciativa representa um marco no setor, promovendo melhorias na logística portuária e ampliando a capacidade de recepção de cargas e cruzeiros na região Nordeste.
Silvio Costa Filho reforçou que os leilões de hoje fazem parte de uma estratégia de transformação do sistema portuário nacional, que deve receber investimentos de aproximadamente R$ 40 bilhões nos próximos quatro anos, num total de cerca de 60 projetos previstos.
Para mais detalhes sobre os leilões portuários, acesse a matéria completa da Agência Brasil.