Brasil, 22 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Câmara do DF aprova instalação de câmeras em salas de aula

A Câmara Legislativa do DF aprovou projeto que autoriza câmeras em salas de aula da rede pública. Entenda a medida e suas implicações.

A segurança nas escolas é uma preocupação constante para pais, alunos e educadores. Na última terça-feira (21), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) deu um passo significativo em direção à proteção dos alunos e profissionais da educação ao aprovar um projeto de lei que autoriza a instalação de câmeras em todas as salas de aula da rede pública. Proposto pelos deputados Thiago Manzoni e Roosevelt, a iniciativa ainda precisa da sanção do governador Ibaneis Rocha para se tornar lei, podendo ser vetada, caso isso ocorra, o projeto retornará à Câmara para deliberações.

Entendendo a nova legislação

O projeto, inicialmente rígido ao determinar a instalação obrigatória das câmeras, foi modificado durante o debate, permitindo que cada escola decida se aderirá ou não ao sistema de monitoramento. A nova redação do texto diz, entre outras coisas, que “o monitoramento por câmeras das salas de aula pode ser realizado por decisão da diretoria escolar.” Essa mudança visa dar autonomia aos diretores, mas ainda levanta questões sobre a privacidade e o uso das imagens gravadas.

Principais aspectos do projeto

A seguir, destacamos os pontos principais do projeto de lei:

1. A gravação

Além da captação visual, a proposta inclui a gravação de áudio dentro das salas. As imagens serão armazenadas em um sistema digital e podem ser transmitidas a órgãos de segurança pública. Um aviso será fixado nas escolas informando sobre a presença de câmeras, a fim de garantir que todos estejam cientes da vigilância.

2. Locais de instalação

As câmeras deverão ser estrategicamente posicionadas em entradas, saídas, corredores e áreas comuns, mas não poderão ser instaladas em banheiros ou locais que garantam a privacidade dos alunos e funcionários.

3. Decisão de instalação

A decisão de instalar câmeras em salas de aula não será obrigatória. Essa escolha ficará a cargo de cada escola, permitindo que diretores avaliem a necessidade e a relevância do monitoramento para sua comunidade escolar.

4. Acesso ao conteúdo gravado

As imagens das salas de aula poderão ser acessadas mediante solicitação da Justiça, do Ministério Público e de órgãos de segurança pública para fins de investigação. Professores também terão a opção de solicitar as filmagens para se proteger de acusações ou registrar ocorrências de violência.

5. Sigilo das gravações

É importante ressaltar que a guarda e o sigilo das imagens gravadas são responsabilidade da direção da escola. A divulgação pública dessas imagens será proibida, protegendo assim a privacidade dos indivíduos envolvidos.

6. Custos da implementação

O custo da instalação das câmeras será coberto pelas dotações orçamentárias do governo e poderá ser suplementado conforme as necessidades e o cronograma de implementação.

A violência nas escolas

A aprovação dessa lei é uma resposta aos episódios de violência nas escolas da rede pública do DF, que têm sido amplamente divulgados pela mídia. Casos como brigas entre professores e alunos e situações de assédio têm gerado preocupações e pedidos por mais segurança nas instituições de ensino. A legislação visa, portanto, oferecer um mecanismo de proteção e responsabilidade nesses ambientes.

Perspectivas futuras

À medida que o projeto aguarda a sanção do governador, a discussão sobre segurança e privacidade nas escolas continua. A implementação das câmeras poderá proporcionar um ambiente mais seguro para todos, mas também levanta debatidos éticos e legais que precisarão ser cuidadosamente acompanhados. Assim, a comunidade escolar deverá se manter engajada e vigilante sobre o uso e os impactos dessa nova medida, garantindo que a segurança não comprometa a liberdade e a privacidade de alunos e educadores.

Com a aprovada, a expectativa é que as escolas do DF possam tornar-se ambientes mais seguros, reforçando a necessidade de um diálogo constante entre autoridades, educadores e a comunidade sobre o tema.

Para mais informações sobre a aprovação, acesse o link da matéria original no G1: Câmara do DF aprova instalação de câmeras em salas de aula.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes