O iFood anunciou a retomada e ampliação do serviço de entregas por drones em Sergipe, visando diminuir custos logísticos e testar modelos que podem ser adotados em outras regiões do país. A iniciativa faz parte de uma estratégia de inovação tecnológica e expansão gradual das rotas aéreas.
Entrega com drones traz agilidade e sustentabilidade
Segundo Rodolfo Klautau, diretor de Logística do iFood, as entregas já alcançam um raio de até 10 km, com menor tempo e impacto ambiental. “Conseguimos realizar entregas em menos de 10 minutos, com cargas de até 5 kg. Nos próximos anos, nossa meta é ampliar as capacidades tecnológicas dos drones e reduzir ainda mais os custos”, afirmou Klautau.
Ele ressaltou que a operação com drones já gerou uma redução de até 60% no tempo médio de entrega em comparação aos métodos tradicionais e contribui para a sustentabilidade, com menor emissão de carbono.
Modelo multimodal e expansão planejada
A operação é realizada em parceria com a Speedbird Aero, integrante do ecossistema multimodal do iFood, que combina bicicletas, motos, carros, barcos, robôs e drones. Os drones podem transportar até 5 quilos por viagem, atendendo cerca de 280 pedidos diários, sete dias por semana, durante dez horas diárias.
Os voos partem do Shopping RioMar, em Aracaju, cruzando o rio Sergipe em menos de um minuto, e chegam à cidade de Barra dos Coqueiros, reduzindo o tempo de entrega de quase uma hora por transporte terrestre para cerca de 30 minutos.
Expansão estratégica e fatores de escolha
Klautau explicou que a ampliação será guiada por critérios técnicos, como densidade populacional, topografia urbana e regulamentação local. “As próximas cidades serão escolhidas estrategicamente nas regiões metropolitanas e áreas suburbanas com alta demanda e desafios logísticos relevantes”, afirmou.
Operação segura e econômica
Os drones operam a até 60 metros de altitude, com velocidade de 50 km/h, suportando ventos de até 55 km/h e chuva leve. Possuem GPS, sistema de paraquedas de segurança e controle remoto em um centro operacional em Franca, interior de São Paulo, com dois drones disponíveis simultaneamente.
De acordo com Klautau, a experiência inicial indica custos operacionais competitivos e potencial de redução progressiva, especialmente com o crescimento de pedidos. “Pedidos por drones tendem a ser mais rápidos e a impactar positivamente a conversão”, destacou.
Certificação e operação regulamentada
A Speedbird Aero é a única empresa com dois modelos de drones aprovados pela Anac para operações além da linha de visada, processo que levou de 12 a 24 meses e contou com aprovação da própria Agência Nacional de Aviação Civil e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).
Futuro e impacto na logística
Klautau afirmou que a expansão em Sergipe é apenas o começo de um modelo replicável em outras cidades estratégicas, sempre integrando o drone ao ecossistema logístico do iFood para reduzir o tempo e o custo das entregas. “Os dados demonstram que essa tecnologia é viável e necessária para enfrentar os desafios logísticos atuais”, concluiu.
Para saber mais detalhes sobre o projeto, acesse a reportagem completa no site do iG.