Brasil, 19 de outubro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Janja anuncia envio de ajuda humanitária brasileira à Faixa de Gaza

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, confirmou a doação de alimentos e remédios para a Faixa de Gaza durante evento da FAO em Roma.

A primeira-dama do Brasil, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, anunciou na última sexta-feira (17/10) que o governo brasileiro enviará ajuda humanitária à Faixa de Gaza nos próximos dias. O anúncio ocorreu durante o encerramento do Fórum Mundial da Alimentação, realizado na sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em Roma, na Itália.

Compromisso com a ajuda humanitária

“Eu quero aproveitar aqui a oportunidade para anunciar que o presidente Lula determinou o envio de alimentos, remédios e itens de primeira necessidade para a Faixa de Gaza. Nesse momento em que milhões de palestinos retornam para as ruínas de suas casas, tentando retomar as suas vidas, apesar das perdas enormes que viveram nos últimos dois anos, eles precisam mais do que solidariedade, precisam de ações de apoio, tanto material quanto político, para que o cessar-fogo seja definitivamente cumprido”, destacou Janja em sua apresentação no Fórum.

A presença da primeira-dama em Roma faz parte de seu compromisso com a segurança alimentar e o combate à fome, temas centrais de sua agenda. Janja foi convidada oficialmente pela FAO e hospedada na Embaixada do Brasil, localizada no Palácio Pamphilj, na Piazza Navona. Desde sua chegada, ela tem participado de cerca de dez atividades oficiais.

Apoio ao povo palestino

O envio de ajuda humanitária é uma resposta à crítica situação enfrentada pelos palestinos na Faixa de Gaza, que têm lidado com a devastação de suas comunidades e com a necessidade urgente de assistência básica. A mensagem de Janja reflete não apenas uma solidariedade, mas uma ação concreta para aliviar o sofrimento daqueles que estão em um momento de crise humanitária.

Fórum Mundial da Alimentação

No Fórum Mundial da Alimentação, Janja teve a chance de interagir com líderes de outros países e discutir a importância de estratégias que ajudem a mitigar a fome e a pobreza globalmente. O evento também contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que abriu as discussões e ressaltou a importância da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa lançada durante a presidência brasileira do G20.

Próximos passos da primeira-dama

Após sua participação no Fórum em Roma, Janja seguirá para Paris, onde representará o Brasil em um seminário internacional intitulado “Diálogos Transatlânticos: Transição Energética, Educação Ambiental e ODS”, que ocorrerá entre os dias 19 e 21 de outubro na Universidade de Sorbonne. Esse seminário reunirá especialistas e líderes para discutir a intersecção entre a educação ambiental e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um tema que se mostra cada vez mais relevante na atualidade.

O engajamento da primeira-dama em fóruns internacionais demonstra o papel ativo do Brasil na arena global em relação à segurança alimentar e ao enfrentamento das desigualdades sociais. A edição de 2025 do Fórum Mundial da Alimentação marcará oito décadas da fundação da FAO e será uma oportunidade crucial para discutir a transformação dos sistemas alimentares ao redor do mundo.

A atuação de Janja e do presidente Lula nessas plataformas internacionais sinaliza um retorno do Brasil a um protagonismo nas questões humanitárias e de desenvolvimento sustentável, promovendo uma agenda que visa beneficiar não apenas os brasileiros, mas também comunidades em situação de vulnerabilidade em outras partes do mundo.

Essa ajuda humanitária, portanto, não é apenas um gesto simbólico, mas uma manifestação clara do compromisso brasileiro em alinhar sua política externa com a defesa dos direitos humanos e a promoção da paz.

Para mais informações, você pode acessar a fonte original aqui.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes