Nesta sexta-feira (17), foram reveladas as cinco tenistas que representarão o Brasil nos playoffs da Billie Jean King Cup (BJKC), considerado o maior torneio de tênis feminino entre seleções nacionais. A competição ocorrerá nos dias 15 e 16 de novembro, na cidade de Hobart, na Austrália. O técnico Luiz Peniza convocou Laura Pigossi, Luisa Stefani, Ingrid Martins, Ana Candiotto e Nauhany Silva para a missão.
Ausências importantes na equipe brasileira
A seleção brasileira entrará em quadra sem a renomada Beatriz Haddad Maia, que optou por encerrar a temporada mais cedo devido a problemas de desgaste físico. Ingrid Martins também não estará presente. Ambas fizeram parte da equipe que enfrentou a Espanha em abril, sendo superadas nos qualifiers para as finais da BJKC. O Brasil, portanto, terá a oportunidade de se redimir agora nos playoffs. Se vencer, garantirá um lugar nos qualifiers da BJKC de 2026.
Nauhany Silva como nova revelação
A grande promessa do tênis brasileiro, Nauhany Silva, de apenas 15 anos, foi chamada para a equipe na vaga deixada por Luiza Fullana e Ingrid Martins. Recentemente, ela brilhou ao conquistar o título de simples no W15 de São João da Boa Vista (SP), além de ser campeã de duplas no ITF W35 de São Paulo, formando par com Ana Candiotto. A jovem tenista ainda fez sua estreia em torneios profissionais ao vencer sua primeira partida no WTA 250 SP Open, realizado na capital paulista.
“Contamos com uma equipe que mescla a experiência de jogadoras com um histórico significativo na competição e a energia de jogadoras jovens, que trazem ainda mais qualidade ao nosso time. Um exemplo é a Naná, que integra pela primeira vez a equipe. Isso reflete o trabalho árduo que ela vem realizando com seu time. É muito bom ver uma jogadora jovem, em sua primeira experiência na equipe profissional, recebendo essa oportunidade. Competições como a BJKC favorecem equipes que compreendem seu espírito, lutando umas pelas outras em busca do resultado”, comentou Peniza ao anunciar as convocadas.
Desafios nos playoffs
O Brasil estará no Grupo E dos playoffs e terá como adversários a anfitriã Austrália no dia 15 de novembro, e, no dia seguinte, o time de Portugal. As partidas ocorrerão em quadra dura no Domain Tennis Centre. Cada dia de competição contará com duas partidas de simples e uma de duplas, seguindo o formato melhor de três sets. A equipe que se consagrar campeã avançará aos qualifiers de 2026, em busca de uma classificação inédita para as finais da BJKC.
Programação dos jogos
14 de novembro (quinta-feira) – Austrália x Portugal – 23h*
15 de novembro (sexta-feira) – Brasil x Portugal – 23h*
16 de novembro (sábado) – Brasil x Austrália – 23h*
* Horários de Brasília
O Brasil ainda sonha em escrever uma nova página na sua história no tênis feminino, agora com uma equipe renovada e cheia de garra. O apoio da torcida e a expectativa em torno dos novos talentos podem fazer toda a diferença neste importante torneio internacional.
Para mais informações sobre o evento, acesse: Agência Brasil.