A indústria de softwares no Estado do Rio de Janeiro apresentou um crescimento de 32% entre 2021 e 2025, segundo um estudo elaborado pelo Observatório Softex, em parceria com o TI Rio. A atividade já corresponde a 53% do setor de tecnologia da informação (TI) no estado, que atualmente reúne 32,5 mil empresas e gerou 4.461 novas vagas de emprego no ano passado.
Desempenho e desafios do setor de TI no Rio de Janeiro
Os investimentos no segmento de softwares e serviços de TIC tiveram um aumento de aproximadamente 10%, atingindo R$ 65 milhões. Apesar do crescimento, a participação do Rio no mercado nacional ainda é modesta, uma vez que o Sudeste concentra cerca de 70% dos recursos em TI, e o Rio representa apenas 14%, ficando atrás de São Paulo, que lidera com quase 75% dos investimentos na região.
Capacidade de inovação e potencial do interior
De acordo com Alberto Blois, presidente do TI Rio, o Rio de Janeiro possui vocação para o setor de TIC, sediando polos tecnológicos em regiões como Petrópolis, Maricá e Angra dos Reis. “O TI Rio aposta na força do interior. Nossa estratégia é consolidar essa força por meio de regionais que aproximam empresas do interior e da capital, fortalecendo o setor no estado”, afirma.
Crescimento das PME e políticas de impacto
As micro e pequenas empresas (PMEs) do setor de TIC apresentaram crescimento de 1,9% no terceiro trimestre, enquanto o setor industrial liderou o avanço, ao passo que o comércio recuou, aponta pesquisa recente. Para Diones Lima, vice-presidente da Softex, o Rio de Janeiro tem condições objetivas para estabelecer uma política estadual de TIC voltada à inovação, inclusão territorial e impacto social, com uma governança integrada entre diferentes setores da sociedade.
Medidas estratégicas para impulsionar o setor de software
Entre as recomendações do estudo estão o desenvolvimento e adoção de novas tecnologias digitais, fortalecimento da infraestrutura digital, estímulo à diversidade e inclusão, incentivo a micro e pequenas empresas, e a ampliação e descentralização dos cursos voltados para indústria de software e TIC. A pesquisa completa será divulgada na próxima terça-feira, dia 21, no auditório do Rio Datacentro da PUC-Rio.
Segundo o estudo, a implementação dessas ações é fundamental para que o Rio de Janeiro aumente sua participação no mercado nacional de TIC, hoje ainda bastante concentrado em São Paulo, que detém a maior fatia dos recursos do setor.
Para acessar o estudo completo, clique aqui.